Descrição de chapéu Livros

Gumercindo Rocha Dorea, editor que revelou Rubem Fonseca, morre aos 96 anos

Baiano criou selo pioneiro de ficção científica no país e foi dirigente do movimento integralista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O editor, escritor e jornalista baiano Gumercindo Rocha Dorea morreu neste domingo, dia 21, aos 96 anos, em São Paulo.

Rocha Dorea foi o primeiro editor de escritores como Rubem Fonseca, Nélida Piñon e Fausto Cunha, além de criador da editora GRD —que levava suas iniciais— e de um selo pioneiro de ficção científica.

Nascido em Ilhéus, na Bahia, em 4 de agosto de 1924, aos oito anos Rocha Dorea já participava das atividades da Ação Integralista Brasileira. Mais tarde se tornou editor do líder Plínio Salgado e dirigente da Frente Integralista Brasileira.

O editor Gumercindo Rocha Dorea, em seu apartamento em São Paulo, em 2015 - Bruno Santos - 21.out.2015/Folhapress

Em 1956, ele fundou a GRD, com a edição de "Filosofia da Linguagem", de Herbert Parentes Fortes. Formado em direito, Rocha Dorea estimava ter lançado cerca de 300 livros em seis décadas.

O editor lançou "Os Prisioneiros", de 1963, primeiro romance de Rubem Fonseca, de quem também publicou "A Coleira do Cão", de 1965.

Em rara entrevista, Rubem Fonseca comentou na Folha, em 2015, sobre sua experiência com a GRD.

"Conheci o Gumercindo Dorea muito superficialmente e pouco posso falar sobre a sua personalidade. Sei que ele era honesto com aqueles que editava, como eu, Nélida Piñon, Gerardo Mello Mourão e outros. Foi importante para mim, e certamente para os demais escritores que citei, o fato de a GRD ter lançado os nossos livros. Eu logo fui procurado por editoras de maior prestígio. Lembro que ele gostava de editar livros de ficção científica", declarou o escritor, morto no ano passado, por email.

'A Coleira do Cão' e 'Os Prisioneiros', de Rubem Fonseca, livros editados por Gumercindo Rocha Dorea - Rogerio Cassimiro - 5.mai.2005/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.