Descrição de chapéu Livros

Jeferson Tenório é o autor convidado do Encontro de Leituras do mês de maio

Em seu romance 'O Avesso da Pele', o escritor recria afeto entre pai e filho apagado pelo racismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Encontro de Leituras, evento online da Folha em parceria com o jornal português Público, recebe em maio o escritor Jeferson Tenório para uma conversa com os leitores sobre o seu livro "O Avesso da Pele", editado no Brasil e em Portugal pela Companhia das Letras.

O romance é narrado por Pedro, um jovem de 22 anos. Seu pai, um professor de literatura negro, morre baleado por policiais em Porto Alegre ao ser percebido como suspeito na saída da escola. Pedro então conta a história do pai num livro que este foi privado de escrever.

“A questão central do livro é o avesso. O que o Pedro faz ao narrar a história do pai é restituir uma subjetividade que foi apagada pelo processo violento do estado e da polícia. Quando ele narra, ele põe essa subjetividade. O avesso é o que nos mantém como humanos e não como números ou como mais uma pessoa negra que morre. É alguém com histórias, angústias, contradições e medos”, disse Tenório em entrevista recente a este jornal.

Radicado em Porto Alegre desde a adolescência, Jeferson Tenório publicou outros dois romances antes de ser procurado pela Companhia das Letras —​“O Beijo na Parede”, lançado pela Sulina, em 2013, e “Estela sem Deus”, que saiu pela Zouk, em 2018.

Lançado no ano passado, “O Avesso da Pele” teve os direitos vendidos para o cinema para a RT Features.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre na segunda terça-feira do mês, e é coordenado pelas jornalistas Isabel Coutinho, do Público, e Úrsula Passos, da Folha.

O encontro com Tenório será no dia 11 de maio, às 18h de Brasília, via Zoom, na reunião de ID 912 9667 0245 ou neste link. A senha de acesso é 547272. A participação é livre e gratuita.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.