Descrição de chapéu Livros machismo

Plano de Bolsonaro para os negros é o extermínio ou a submissão, diz Sueli Carneiro

Abandono da população negra vem desde 14 de maio de 1888, diz fundadora do Geledés, que ganha biografia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulher negra idosa com cabelo de dreads em cor preta sorri

Sueli Carneiro, uma das principais intelectuais brasileiras, com estudo robusto e pioneiro sobre a articulação das questões de raça e gênero no Brasil Bob Wolfenson ·

São Paulo

“Entre a esquerda e a direita, sei que continuo preta.” Foi o que Sueli Carneiro disse à revista Caros Amigos em fevereiro de 2000, ao comentar a disputa política entre os então candidatos à prefeitura paulistana.

A frase virou emblema, ressoou por décadas e acabou no título de “Continuo Preta”, a biografia em que a jornalista Bianca Santana registra mais de 40 anos de ativismo político e intelectual de uma das maiores figuras do feminismo negro brasileiro.

Apesar de reclamar que a citação “foi usada e abusada” mais do que deveria, Carneiro diz que o diagnóstico ainda segue de pé.

“Nós, negros, temos pouco a dizer a respeito da direita, porque seu projeto sempre foi muito claro em relação a nós. Subalternização ou extermínio. Nosso lugar era limpar privada dos brancos”, afirma. “Quem nos prometeu o reino dos céus foi a esquerda. Estamos tentando obrigar a esquerda a entregar.”

Na mesma manhã de quinta em que biógrafa e biografada davam esta entrevista, acontecia a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro, a chacina na favela do Jacarezinho. Os dados mais recentes, vale lembrar, mostram que negros são vítimas de 74% das mortes violentas no Brasil, um cenário que as entrevistadas veem agravado pelo governo Bolsonaro.

“Quando começou o processo de desconstrução de direitos que esse governo vem promovendo, eu senti o baque, mas imediatamente pensei que pela maior parte da nossa história nós estivemos sem política pública. Sempre estivemos abandonados, desde o 14 de maio de 1888”, diz Carneiro.

“Esse hiato que nos permitiu algumas conquistas é um ponto fora da curva da nossa história secular de exclusão e abandono. É nisso que temos que confiar. Em todas as estratégias que há 500 anos a gente desenvolve para estar aqui, apesar de tudo. Para continuar aqui, apesar de tudo.”

Tanto Santana quanto Carneiro concordam ser prioridade se posicionar contra o atual presidente, que a biografada define como “uma aberração política” que o movimento negro poderia ter previsto.

Carneiro, fundadora do Geledés, organização que defende os direitos das mulheres negras, afirma que desde a Constituição de 1988 houve sucessivos governos que criaram “uma sensação de que enfim o país havia entrado num círculo virtuoso, em que o enfrentamento de desigualdades históricas tinha se iniciado”.

“Houve descuido, eu acho, da minha geração. A gente se empolgou, mesmo. Era impossível acreditar que um país tão violento, com história tão brutal, pudesse ser eternamente assim. A tentação era acreditar que, enfim, nós chegávamos a um momento em que as coisas se articulavam na direção da redenção.”

“E deixamos de travar o combate essencial, que era o ideológico”, afirma Carneiro. “A gente se ocupou por um longo período de desenhar e implementar políticas públicas e esqueceu como as ideologias conservadoras também estavam prosperando. Não fomos suficientemente atentos.”

A luta nos anos depois da redemocratização, diz ela, foi contra o mito da democracia racial. E sua geração sabia que, “quando tirasse essa capa, uma dimensão perversa iria emergir”. “Mas acho que a gente nunca está preparado para a perversidade que a violência racial pode alcançar.”

Uma das medidas criticadas do governo foi o cancelamento do Censo deste ano, uma decisão que o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou que fosse revertida.

Segundo Santana, a decisão política de não ter um Censo explicita o que esse governo quer “ocultar e manipular”. “Os nossos dados são gravíssimos, mas não ter dados tira a possibilidade de enfrentar qualquer questão.”

Carneiro tem no currículo uma publicação seminal da década de 1980 em que, sozinha e munida de calculadora, tabulou os dados sobre a situação socioeconômica das mulheres negras, numa época quando esse recorte não era realizado.

As duas lembram, em coro, a campanha “Não Deixe Sua Cor Passar em Branco”, que afirmava a importância da autodeclaração racial das pessoas negras nos anos 1990, fundamental para conhecer as especificidades da sociedade brasileira.

“Esse avanço sobre o Censo é absolutamente coerente”, acrescenta Carneiro. “É consistente com um tipo de governo que tem a violência do Estado contra populações que considera descartáveis e indesejáveis. Suprimir o Censo é negar o acesso às consequências dessa política.”

É palpável na entrevista a sensação de uma troca de passes entre gerações, evidenciada pelo gesto de espalmar a mão para cima que Carneiro, de 70 anos, e Santana, de 37, faziam uma à outra, estimulando a tomar a palavra.

A autora de “Continuo Preta” ganhou notoriedade na luta antirracista do país depois de publicar “Quando Me Descobri Negra”, há seis anos. O livro, que traz a trajetória de seu reconhecimento como uma mulher negra, é um marco na vida da jornalista.

Depois da publicação, ela passou a ler textos de Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento e Sueli Carneiro. “Quando li ‘O Poder Feminino no Culto aos Orixás’, que a Sueli coescreveu, foi o momento decisivo em que comecei a fazer parte do movimento negro.”

Anos depois, a biógrafa ouviu a ativista por mais de 160 horas para construir “Continuo Preta”, dando sequência a uma trajetória que tem ampliado o reconhecimento público de Carneiro.

Rosane Borges biografou a ativista dentro da coleção "Retratos do Brasil Negro" e Djamila Ribeiro criou um selo com o nome da intelectual, lançado há três anos com a coletânea “Escritos de uma Vida”, reunindo os principais textos de Carneiro.

Um ativismo antirracista e feminista de tantas décadas desembocar no Brasil de Bolsonaro pode ser lido como o final amargo de uma longa trajetória. Não é essa a narrativa de Sueli Carneiro.

Santana lembra que o ex-marido da ativista, Maurice, que é astrólogo, comparou a biografada ao “topo de uma montanha”. Seu mapa astral, segundo ele, revela uma “solidez que é capaz de observar coisas a uma distância que poucas pessoas conseguem enxergar”.

Continuo Preta: A Vida de Sueli Carneiro

  • Preço R$ 59,90 (296 págs.); R$ 39,90 (ebook)
  • Autor Bianca Santana
  • Editora Companhia das Letras
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.