Descrição de chapéu Televisão Maratona

John Cleese, ex-Monty Python, vai entrevistar famosos cancelados em série

Comediante britânico vai apresentar programa 'Cancel Me' na rede Channel 4

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma série documental sobre a cultura do cancelamento será a nova produção do ator John Cleese, ex-membro do histórico grupo de comédia britânico Monty Python. “Cancel Me”, que será veiculado no canal de televisão britânico Channel 4, será composto de episódios nos quais Cleese conversa com pessoas que se dizem vítimas da cultura do cancelamento, bem como com ativistas que promovem as ondas de críticas contra figuras públicas.

Sobre a série documental, segundo o jornal The Guardian, Cleese afirma que está satisfeito por ter a oportunidade de aprender, diante das câmeras, sobre todos os aspectos do chamado politicamente correto. “Há muitas coisas que eu não entendo, tipo: como é que a ideia impecável de ‘vamos ser gentis com todos’ se desenvolveu em alguns casos 'ad absurdum'”, diz o ator.

O propósito da série, segundo ele, será expor diversos pontos de vista para que os espectadores sejam esclarecidos no que diz respeito àquilo com que concordam, àquilo com que discordam e àquilo com que não conseguem se decidir.

Há tempos, John Cleese tem dado sua opinião sobre os efeitos da cultura do cancelamento sobre a criatividade. “Se você tem que ficar pensando em quais palavras pode usar e quais não pode, isso vai sufocar a criatividade. O importante é entender que as palavras dependem de seus contextos”, ele declarou em entrevista à Radio BBC em setembro de 2020.

Ator britânico John Cleese
Ator John Cleese em Los Angeles em 8 de maio de 2004 - Kevin Winter/Getty Images/AFP

Naquele ano, a série “Fawlty Towers”, escrita e protagonizada por John Cleese, teve um episódio retirado do ar pelo canal de streaming UKTV por conter linguagem racista, ao que Cleese respondeu: “Se você coloca palavras nonsense na boca de um personagem que você quer satirizar, você não está propagando suas opiniões, mas zombando dele”. O episódio em questão continha uma cena na qual o personagem Major Gowen usava piadas racistas se referindo à Seleção de Críquete das Índias Ocidentais. O episódio voltou para a plataforma com uma advertência de linguagem.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.