Artista que foi engenheira e depois ambulante provoca mercado de arte ao doar obra

Alice Shintani desmonta instalação para dar fragmentos a funcionários da Bienal e mostra série sobre plantas em extinção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando voltou ao circuito da arte após alguns anos afastada, período no qual vendeu brigadeiros nas ruas de São Paulo, Alice Shintani passou a pintar abstrações com tinta guache em sanfonas de papel. Conforme o trabalho se desenvolveu, ela colocou as sanfoninhas coloridas sobre dezenas de caixas de papelão de produtos alimentícios e de limpeza recolhidas de um mercado da Liberdade, o bairro japonês da cidade.

O resultado foi uma instalação chamada “Menas”, um dos trabalhos mais conhecidos da artista, mostrado anteriormente em galerias e agora em exibição na Bienal de São Paulo. Mas o futuro dessa obra não será integrar uma nova exposição ou embelezar a casa de um colecionador —ao menos não da maneira como ela é hoje.

No final da Bienal, como uma provocação ao mercado que valoriza financeiramente o que se vê em grandes mostras, Shintani vai desmembrar o trabalho e doar as suas partes.

“Tem cerca de 400 a 500 pessoas que trabalharam para fazer essa Bienal. Montador, bombeiro. A ideia é compartilhar uma sanfoninha com cada uma das pessoas que trabalharam. Da faxineira que lava o banheiro até o José Olympio [presidente da Fundação Bienal], todo mundo vai ter direito a uma sanfoninha. Lá [na Bienal] não tem comércio, o comércio é aqui na galeria”, afirma a artista, numa conversa na sala onde as suas pinturas estão expostas agora, na galeria Marcelo Guarnieri. “Por isso que eu chamo aqui ‘Mata à Venda’.”

Shintani se refere à mostra na galeria paulistana que a representa, composta por 17 pinturas de grande formato e dois vídeos curtos. Feitas este ano, as telas retratam, de maneira não muito explícita e sempre sobre um fundo preto, plantas da Amazônia ameaçadas de extinção. São como versões maiores de uma outra série, “Mata”, formada por pequenos guaches com a mesma temática também expostas na Bienal e que a artista faz questão de dizer que não estão à venda, para diferenciar da mostra na galeria, e que passarão a integrar seu acervo quando o evento acabar.

Embora suas pinturas, instalações e ações no espaço público —como quando pendurou bandeirinhas pintadas nos arredores de uma biblioteca em São Paulo— não tragam em si questões relativas ao mercado de arte, isso é uma preocupação constante da artista. Em meados dos anos 2000, quando já no início de sua carreira era representada por quatro galerias e conquistava espaços em exposições, ela conta ter passado a se sentir um produto e ficado decepcionada com a voracidade do mercado, que demandava dela novas obras constantemente, na velocidade de coleções de moda.

A saída foi se afastar do circuito e, por escolha, passar a vender brigadeiro na rua, aos 43 anos. “Arrumadinha, colocava um batonzinho vermelhão e um vestidinho bonitinho”, ela conta. Em 2014 e 2015, tirava cerca de R$ 600 por dia, mas conforme a crise econômica avançou os rendimentos minguaram. A gota d’água foi quando a polícia tomou seu tabuleiro de doces, momento no qual ela afirma ter se dado conta de que estava sendo um tanto suicida na sua vida de ambulante e que poderia voltar a produzir arte, lidando com o mercado como ele é.

Obra da série 'Mata' (2020), de Alice Shintani, exibida na mostra 'Vento', antecipatória da Bienal de São Paulo - Divulgação

Nascida na periferia de São Paulo, filha de feirantes, Shintani se tornou artista depois dos 30, após largar uma carreira bem-sucedida em engenharia da computação. Ela participou do projeto-piloto da instalação da primeira banda larga de internet na capital paulista e relata com orgulho ter sido a primeira pessoa a segurar um “cable modem” no país.

Seu começo na arte foi num curso de pintura ministrado pelo pintor e desenhista Dudi Maia Rosa no Museu de Arte Moderna de São Paulo, antes de expor no Centro Cultural São Paulo, ser procurada por galerias e entrar no circuito.

Seus trabalhos hoje são disputados por colecionadores e alguns atingem marcas próximas aos R$ 100 mil. Mas "mais do que três dígitos é especulação", ela diz. Sua visão de arte é algo idealista, reconhece, falando em seguida entre porosidade entre arte e vida. Ela dá como exemplo alguns contêineres cobertos por panos pretos que viu na saída de uma estação de metrô, “porque era muito esquisito, parece Carmela [Gross, artista que tem uma obra na qual uma lona recobre uma grande estrutura metálica]”.

Segundo Shintani, a arte não precisa estar vinculada a exposições institucionais ou a galerias comerciais, mas sim mais perto das pessoas, sem hierarquias ou uma plaquinha sinalizando a obra. É “quando você está no seu dia a dia e se depara com situações que dão um estranhamento, que você não sabe o que que é".

Mata à Venda

  • Quando até 16 de outubro; seg. à sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 17h
  • Onde Galeria Marcelo Guarnieri - Al. Lorena, 1835, São Paulo
  • Preço Grátis

34ª BIENAL DE SÃO PAULO – FAZ ESCURO MAS EU CANTO

  • Quando Ter., qua., sex. e dom., de 10h às 19h. Qui. e sáb., de 10h às 21h. Abertura neste sábado (4). Até 5/12.
  • Onde Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 3, São Paulo
  • Preço Gratuito
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.