Descrição de chapéu Artes Cênicas

Aniversário de 400 anos de Molière gera celebrações para além dos palcos

Profissionais do teatro comemoram vida e obra do dramaturgo mais popular da língua francesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rana Moussaoui
Paris | AFP

A França e os amantes do teatro no mundo todo festejam, desde sábado (15), os 400 anos de nascimento de Jean-Baptiste Poquelin, o Molière, dramaturgo mais popular da língua francesa.

Conhecido principalmente por suas comédias, Molière criou personagens como o Cavalheiro Burguês, o Avarento e Tartufo, que se tornaram parte da literatura mundial e da sabedoria popular, como o Dom Quixote de Cervantes ou William Shakespeare.

Molière foi batizado em 15 de janeiro de 1622 —ele teria nascido um ou dois dias antes— em Paris e morreu na mesma cidade que o criou em 17 de fevereiro de 1673.

A capital francesa será o principal palco dos tributos, embora Versalhes, onde triunfou na corte de seu grande protetor, o rei Luís 14, também o homenageie.

Com o quadricentenário, vozes surgiram na França pedindo para Molière entrar no Panteão, onde descansam os restos de grandes personalidades nacionais. Ideia defendida, entre outros, pelo ator Francis Huster, um dos grandes intérpretes de Molière, ou pela política conservadora e candidata presidencial Valérie Pécresse.

Porém, o palácio do Eliseu descartou essa possibilidade, num comunicado enviado à AFP, em que lembra que todas as figuras entronizadas no mausoléu parisiense são de "depois do Iluminismo e da revolução de 1789".

As comemorações acontecerão nos locais que marcaram a carreira do ator, diretor e autor, começando pela sua casa, a Comédia Francesa, que foi criada sete anos após a sua morte para abrigar sua companhia de teatro.

Pessoa pintada performando num palco
Marvin Pleitez e Lady Drag em peça de Moliere', 'The Doctor in Spite of Himself', em 26 de agosto de 2021 - Jose Cabezas/Reuters

Até julho, os atores da Comédia Francesa apresentarão com exclusividade obras do dramaturgo, começando com "Tartufo" em janeiro, em versão original e sem censura, baseada na obra do grande biógrafo de Molière, Georges Forestier.

Em todo 15 de janeiro, os atores se reunirão em torno de um busto do dramaturgo colocado solenemente no palco e recitarão uma réplica de suas obras.

Esta cerimônia, após a interpretação de Tartufo, será transmitida diretamente nas salas de cinema, que também participam das homenagens com a transmissão de obras como "O Doente Imaginário".

Molière nasceu e viveu a maior parte de sua vida a dois passos do que se tornaria a Comédia Francesa. A corte real ainda estava localizada no coração de Paris quando ele começou sua carreira teatral.

Fora da França serão celebrados diversos eventos. Nos Estados Unidos, as universidades Yale e de Nova York renderão homenagens. A prestigiosa coleção Library of América também porá à venda, em 18 de janeiro, dois volumes com toda a obra de Molière, traduzidos por Richard Wilbury.

Na Europa, serão celebrados festivais com as obras de Molière na Bélgica, na Itália e na Suíça, segundo o site Moliere2022.org.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.