Descrição de chapéu Livros América Latina

Gabriel García Márquez teve uma filha fora do casamento, afirma jornalista

Indira Cato teria sido fruto do envolvimento do Nobel com uma escritora mexicana 33 anos mais nova do que ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Um segredo do escritor colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de literatura em 1982, foi revelado quase oito anos após a sua morte. Ele teve uma filha fora do casamento com uma jornalista e escritora mexicana. A filha se chama Indira Cato.

Casado por 50 anos com Mercedes Barcha, morta em 2020, García Márquez manteve um relacionamento com a até agora desconhecida Susana Cato, uma mexicana 33 anos mais jovem que ele e que ele conheceu em Cuba.

Eles escreveram juntos roteiros para o cinema e em certa oportunidade ela o entrevistou para uma publicação colombiana. De seu relacionamento nasceu Indira, hoje uma produtora de cinema de 31 anos, e que não tem o sobrenome do romancista, segundo revelou Gustavo Tatis em um artigo no jornal El Universal.

"Um pouquinho antes da morte de Gabriel García Márquez, chegou até mim o boato, e ao longo destes oito anos, ele me perturbava e verifiquei que a informação era verdadeira", contou o jornalista nesta segunda-feira à W Radio.

Em seu extenso artigo intitulado "Uma filha, o segredo mais bem guardado de Gabriel García Márquez", o jornalista garante ter confirmado "a notícia" com o biógrafo, familiares e um dos melhores amigos do escritor.

Segundo seu relato, durante este tempo, manteve a informação em sigilo por respeito à mulher do autor de "Cem Anos de Solidão". "Esperamos que Mercedes morresse para divulgar", acrescentou.

Gabriel García Márquez e sua mulher, Mercedes Bacha, em Bogotá em 1967 - Harry Ransom Center/Reprodução

Tatis, citando sempre pessoas próximas do Nobel de literatura, não explica se Barcha soube da existência de Indira.

"É muito provável que Mercedes intuísse o que tinha acontecido entre Susana e García Márquez, mas até o final de sua vida, manteve discrição e silêncio. No entanto, a revelação da existência de Indira foi um cataclismo familiar", acrescenta no artigo.

No entanto, "até o final, García Márquez esteve de olho nela", assegura Tatis. O vencedor do Nobel costumava dizer que "todo escritor tinha três vidas, uma pública, uma privada e outra secreta". E que, em seu caso, "em cada uma de suas três vidas, as mulheres tinham sido chave", lembrou o jornalista.

García Márquez morreu no México em abril de 2014, aos 87 anos. Ele e Mercedes deixaram dois filhos, Gonzalo e Rodrigo. O último publicou no ano passado o livro "Gabo y Mercedes, una Despedida", sobre os últimos dias do escritor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.