Descrição de chapéu YouTube internet

Jamal Edwards, parceiro de Ed Sheeran no início da carreira, morre aos 31

Artista foi nomeado como membro da Excelentíssima Ordem do Império Britânico e foi embaixador do Prince's Trust

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Jamal Edwards, fundador da plataforma online britânica de música SBTV, que ajudou a lançar carreira de estrelas como Ed Sheeran, Jessie J e Stormzy, morreu neste domingo após uma doença repentina, aos 31 anos. A mãe do artista, Brenda Edwards, confirmou a informação.

Edwards fundou a SBTV aos 15 anos e chegou a ser nomeado como MBE —Membro da Excelentíssima Ordem do Império Britânico, na sigla em inglês— em 2014 por seus serviços prestados à música. Ele também foi embaixador do Prince's Trust, a instituição de caridade fundada pelo herdeiro do trono britânico, o príncipe Charles.

Fotografia de um homem negro de terno
Retrato de Jamal Edwards, artista que ajudou a lançar músicos como Ed Sheeran e Jessie J - Reprodução/Instagram @jamaledwards

"É com a mais profunda dor que confirmo que meu lindo filho Jamal Edwards morreu ontem de manhã após uma doença repentina", disse a mãe do artista, em comunicado publicado no Twitter pelo "Loose Women", um programa de televisão que ela já apresentou.

"Jamal foi uma inspiração para mim e para muitos. Nosso amor por ele continua vivo, seu legado continua vivo."

A SBTV é descrita em seu canal no YouTube como uma emissora líder jovem que fornece uma plataforma para descobrir artistas emergentes. O canal tem mais de 1 milhão de inscritos e, desde que foi lançado, em 2006, seus vídeos foram vistos mais de 800 milhões de vezes.

Edwards fundou o canal motivado pela frustração de não poder encontrar na internet as música que ele amava. Foi daí que nasceu a ideia de começar a filmar as apresentações de amigos no seu bairro, em Londres.

"Todo mundo olhava para mim e dizia 'o que você está fazendo? Você não pode competir com as grandes corporações'. Mas acho que eu já acreditava na época que poderia promover uma mudança", disse Edwards em uma entrevista ao recordar o início de sua carreira.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, e o príncipe Charles estão entre os que prestaram homenagem a Edwards.

"A música e o entretenimento britânicos perderam uma de suas estrelas mais brilhantes. Meus pensamentos estão com os entes queridos de Jamal neste momento terrivelmente triste", escreveu Khan no Twitter.

"Minha primeira entrevista foi com você, Jamal", escreveu a cantora Rita Ora no Instagram. "Nossas conversas intermináveis sobre música e a crença que você tinha em mim e em muitos de nós antes que acreditássemos em nós mesmos. Estou desolada."​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.