PGA Awards premiam 'No Ritmo do Coração' e 'Succession'; confira lista

Premiação do sindicato dos produtores é uma das principais do setor e termômetro para o Oscar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles e São Paulo | AFP

O Producers Guild of America, sindicato que representa produtores de cinema e televisão dos Estados Unidos, deu o grande prêmio deste ano para o filme "No Ritmo do Coração" no PGA Awards, aumentando suas chances na competição do Oscar.

Os prêmios concedidos pelo PGA, sociedade formada por cerca de 8.000 profissionais e com ampla influência em Hollywood, são considerados um barômetro relativamente confiável para o Oscar, que será entregue neste ano em 27 de março.

"Sempre fui atraído por histórias cheias de humanidade", disse o produtor francês Philippe Rousselet, coprodutor de "No Ritmo do Coração", ao receber o prêmio. Na sua opinião, é "um sinal de que ainda há esperança" no mundo.

Esta nova versão, adaptando o roteiro do filme francês "La Famille Bélier", do diretor Eric Lartigau, de 2014, conta a história de uma família de pessoas surdas em apuros. Atores surdos interpretam os papéis principais. Seu título em inglês, "CODA", é um acrônimo para "child of deaf adult", que significa "filho ouvinte de pais surdos".

"Na música, uma coda significa o fim de um movimento", disse a atriz surda Marlee Matlin, que interpreta a mãe de Ruby no filme, após a cerimônia de premiação. "É maravilhoso ver um público tão receptivo a nosso filme e é maravilhoso fazer história."

Estreando na Apple TV+, "CODA" ganhou o prêmio principal no SAG Awards, o sindicato dos atores dos Estados Unidos, no final de fevereiro. Agora, o filme está bem posicionado para competir com o grande favorito do Oscar, "Ataque dos Cães", de Jane Campion, produzido pela Netflix.

Entre outros vencedores do PGA Awards, "Charm" ganhou o prêmio de melhor produtor de filme de animação.

"Summer of Soul", o primeiro filme do músico e diretor de hip-hop Ahmir 'Questlove' Thompson sobre o festival Black Woodstock, que aconteceu no bairro do Harlem em Nova York em 1969, ganhou um novo prêmio de melhor documentário.

Do lado da televisão, "Succession", da HBO, ganhou o prêmio de melhor série dramática.

Durante a noite, Steven Spielberg prestou homenagem a George Lucas, apresentando o criador da icônica série "Star Wars" com um PGA Lifetime Achievement Award, o troféu honorário da premiação. Lucas dividiu a honraria com Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, agora propriedade da Disney.

O produtor, por sua vez, disse ao público que estava muito orgulhoso por seu trabalho ter marcado o início do "cinema digital", que substituiu em grande parte os tradicionais rolos de celuloide e acelerou o desenvolvimento de efeitos 3D e de computador, que dominam muitos sucessos de bilheteria de super-heróis hoje.

Mas Lucas reconheceu que alguns de seus colegas, incluindo Spielberg, Martin Scorsese e Christopher Nolan, ainda não abraçaram totalmente a revolução digital e acreditam que o cinema tradicional ainda oferece uma estética mais rica. Segundo ele, eles pensam "ah não, digital, isso não é cinema, é outra coisa!".

Confira abaixo a lista completa de vencedores do PGA Awards.

Prêmio Darryl F. Zanuck de melhor produção de um filme

  • "No Ritmo do Coração"

Melhor produção de um filme em animação

  • "Encanto"

Prêmio Norman Felton de melhor produção em série de drama

  • "Succession"

Melhor produção de série de comédia

  • "Ted Lasso"

Prêmio David L. Wolper de melhor produção de minissérie

  • "Mare of Easttown"

Melhor produção de programa de não ficção

  • "The Beatles: Get Back"

Melhor produção de programa de entretenimento ao vivo ou talk show

  • "Last Week Tonight with John Oliver"

Melhor produção de programa de competição

  • "RuPaul’s Drag Race"
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.