Descrição de chapéu Filmes feminicídio

Cartaz com nomes de 129 mulheres assassinadas é estendido em Cannes

Ato de coletivo feminista francês ocorreu na tradicional escadaria do Palácio dos Festivais neste domingo (22)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cannes (França) | AFP

Um longo cartaz com os nomes de 129 mulheres assassinadas na França desde o último Festival de Cannes foi estendido neste domingo (22) por feministas na escadaria do Palácio dos Festivais, onde acontece o evento.

A ação ocorreu durante a exibição de "Holy Spider", longa sobre um serial killer que assassina prostitutas em uma das maiores cidades do Irã que concorre à Palma de Ouro nesta edição do festival.

Membros do coletivo feminista Les Colleuses seguram um cartaz com os nomes de mulheres vítimas de violência doméstica no Festival de Cannes - Patricia de Melo Moreira/AFP

As 129 vítimas morreram na França desde julho do ano passado, quando foi celebrado o último festival. Nomes como Angélique, Evelyne, Sofya, Nadia, apareceram escritas em tinta preta num longo e estreito cartaz branco, estendido lentamente na tradicional escadaria do Palácio dos Festivais e segurado pelas ativistas do coletivo feminista francês Les Colleuses.

Algumas delas, vestidas de preto, ergueram o punho no alto da escadaria. A cena foi imortalizada pelo fotógrafo francês Raymond Depardon, cujo filho, Simon, dirigiu com Marie Perennès o documentário "Riposte Féministe", que mostra essas ativistas colando cartazes à noite nos muros das cidades francesas para denunciar a violência contra as mulheres.

Na semana passada, uma mulher nua da cintura para cima e com o corpo pintado com dizeres contra a Guerra da Ucrânia invadiu o tapete vermelho gritando palavras de ordem feminista antes de ser contida pelos seguranças.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.