Descrição de chapéu
Flávia Boggio

Veja os piores looks do Met Gala, de Gigi Hadid 'Faria Limer' a Emma Stone de camisola

'Sommeliers' do baile espinafram bilionários usando calça de moletom suja de maionese deitados nos sofás de suas casas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Flávia Boggio

Colunista da Folha

A expectativa era grande. Depois de ser cancelado em 2020 e adiado em 2021, o baile do Museu Metropolitano de Arte de Nova York, conhecido como Met Gala, finalmente retornou à primeira segunda-feira de maio, como manda a tradição.

Criado para arrecadar fundos para o instituto de figurino do museu, a festa se tornou um altar da elite nova-iorquina e de celebridades, que disputam os convites a unhas, dentes e milhares de dólares, já que um deles chega a custar US$ 35 mil.

Blake Lively chega ao Met Gala de 2022, no Museu Metropolitano de Arte de Nova York - Andrew Kelly/Reuters

A cada ano, o baile tem como tema a exposição anual do museu, que funciona como um "dress code" para os convidados, que saem em uma corrida para conseguir o figurino com maior poder de atrair os flashes no tapete vermelho.

O tema da festa foi uma homenagem à história da moda americana –"Na América, Uma Antologia da Moda". O foco, segundo especialistas, era o "glamour dourado" de uma Nova York do século 19, com vestidos opulentos e espartilhos apertados. Porém, tão tradicionais quanto o baile são os convidados que não entendem o "dress code" e vão com figurinos fora do tema —gafe, segundo fashionistas, maior do que ir a um chá de bebê fantasiado de Halloween.

Outra tradição são os comentaristas das redes sociais, ou "sommeliers do Met". Do alto do pedestal dos sofás bolorentos de suas casas, eles acreditam ter autoridade para espinafrar os milionários figurinos do baile e acusar quem saiu do tema, enquanto usam camiseta com buraco de traça e calça de moletom suja de maionese. Pelo menos é assim que estou vestida enquanto escrevo essas linhas.

Então, vamos à análise dos figurinos do Met Gala de 2022. Emma Stone, que brilhou na pele da estilista Cruella De Vil, mostrou que não aprendeu nada com a personagem. A atriz foi uma das primeiras a chegar ao baile trajando uma camisola de loja de lingerie de bairro com meia-calça branca. A jornalistas, disse ter reaproveitado seu vestido de noiva, provando que sustentabilidade nem sempre é uma coisa boa. Robertinho de Recife nunca cantaria "baby-doll de nylon combina você" para esse figurino de Emma Stone.

Camila Cabello preferiu trocar o tema do baile por referências gastronômicas. Seu vestido, com fitas transpassadas, deixou seu dorso parecido com uma peça de mortadela pendurada no Mercadão. A parte de baixo completou a refeição com a sobremesa, lembrando um bolo de festa infantil com recheio de M&Ms.

Já a modelo e socialite Gigi Hadid dispensou o tema para mostrar que a moda paulistana é referência mundial, usando um imenso casaco Faria Limer.

Irmã mais nova de Kim Kardashian, Kylie Jenner foi eleita pela revista Forbes uma das jovens mais ricas do mundo. No Met, provou que bilhões de dólares na conta não são suficientes para produzir bom gosto ao combinar um vestido branco com um boné esportivo. Até champanhe e Doritos harmonizariam melhor. Ficou mais próxima de uma versão noiva de Duda Little, a antiga mascote de Xuxa, do que do tema do baile.

Na mesma linha "festa de casamento do Buffet Torres", sua mãe, Kris Jenner, apostou no look mãe de noiva da loja Dyrce Madrinha. Qualquer estilista da rua São Caetano, no bairro paulistano da Luz, faria melhor. Só faltou o cabelo em cascata para combinar.

Muitos homens aproveitam o Met Gala para sair do monótono smoking e ousar no figurino. Mas isso não é garantia de acerto. Foi o caso do ator Kodi Smit-Mcphee, de "Ataque dos Cães". Vestindo calça jeans, camisa branca e luvas vermelhas, o indicado ao Oscar parecia um serial killer recém-saído de uma cena do crime. Alguns convidados o teriam confundido com um açougueiro e pedido um quilo de patinho.

O baile também trouxe figurinos deslumbrantes. Blake Lively usou um belo vestido em homenagem à Estátua da Liberdade, com direito à troca de cor de cobre para azul.

Anitta deu orgulho ao Brasil ao acertar o tema com seu Moschino roxo cheio de pérolas, lembrando uma sedutora dama antiga. Billie Eilish se divertiu com um rendado vestido Gucci, exibindo seu corset apertado, tendência entre as fashionistas neste ano.

Enquanto isso, nós, espectadores, aplaudimos e fingimos que jogamos tomates enquanto de fato sujamos nossas camisetas furadas com molho de tomate. Sem perceber que também somos seduzidos pela magia de uma das mais atuais formas de arte, a moda.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto afirmava incorretamente que o nome da atriz na foto com o ator James McAvoy era Anne-Marie Duff. O correto é Lisa Liberati. A legenda foi corrigida. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.