Encontro de Leituras de junho recebe Yara Monteiro, de 'Essa Dama Bate Bué!'

Escritora angolana discutirá com leitores seu primeiro romance sobre uma viagem de autodescoberta a Angola

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Yara Nakahanda Monteiro é a convidada de junho do Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público. A escritora angolana discutirá com leitores seu primeiro romance, "Essa Dama Bate Bué!", no dia 14, a partir das 18h de Brasília (22h de Lisboa).

No livro, a protagonista, Vitória, nascida em Angola e criada pelos avós em Portugal, regressa ao país africano em busca da mãe, uma combatente da guerra de independência do país.

Mulher com cabelo crespo
Retrato de Yara Nakahanda Monteiro, autora de 'Essa Dama Bate Bué!' - Divulgação

A obra, publicada em Portugal pela Guerra e Paz, em 2018, e no Brasil pela Todavia, no ano passado, narra a viagem de autodescoberta de Vitória e joga luz sobre a procura por aspectos da sua identidade cultural, racial e sexual.

"Em Luanda, palco fundamental da obra, a protagonista encontra uma cidade cheia de contrastes, riscos e metáforas visuais instantâneas. 'Essa Dama Bate Bué!' é, claro, uma espécie de homenagem à contribuição da luta feminina na construção da independência angolana, mas é bem mais que isso –é uma corajosa investigação sobre o quanto de nós mesmos perdemos no curso das migrações", escreveu o crítico literário Luiz Mauricio Azevedo em resenha neste jornal.

O debate com a escritora acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Paulo Scott, Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, ​Valter Hugo Mãe e Ondjaki.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.