Paulo Scott é o convidado de maio do Encontro de Leituras

Conversa com o escritor será centrada em 'Marrom e Amarelo', romance que aborda racismo e colorismo no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Encontro de Leituras, evento online promovido pela Folha e pelo jornal português Público, recebe em maio o escritor Paulo Scott, que discutirá com leitores seu romance "Marrom e Amarelo". A conversa acontece no dia 10, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa).

O livro escancara como as relações cotidianas brasileiras são moldadas pelo racismo e pelo colorismo, sistema de hierarquização racial que discrimina os negros de acordo com a tonalidade de pele e outros traços físicos associados à origem africana.

Retrato do escritor Paulo Scott - Bruno Veiga/Divulgação

"Não tem nada mais maligno e cruel do que o colorismo e quando as pessoas negras se querem brancas. As pessoas têm dificuldade de se afirmarem negras porque, quando você é estigmatizado, começa a acreditar que ser preto é um problema, um erro, um pecado. A gente se acomodou na ilusão de que chegamos a um equilíbrio. É nocivo fazer um movimento social se sentir protegido dentro do guarda-chuva de quem está no poder", afirmou Scott recentemente em entrevista à Folha.

Publicado no Brasil em 2019, pela Alfaguara, e no ano seguinte em Portugal, em edição da Tinta da China, "Marrom e Amarelo" ganhou no início deste ano tradução para o inglês. A obra foi elogiada em resenhas no Brasil e no exterior e foi semifinalista do International Booker Prize, o mais importante prêmio destinado a autores não anglófonos.

O debate com o escritor acontece via Zoom, neste link ou na reunião 863 4569 9958. A senha de acesso é 553074. A participação é gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do Ilustríssima Conversa, podcast de livros de não ficção, e Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou um especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Benjamin Moser, biógrafo de Susan Sontag, Fernanda Miranda e Tom Farias, pesquisadores da obra de Carolina Maria de Jesus, Ana Luísa Amaral, Giovana Madalosso, Paulina Chiziane, José Eduardo Agualusa, Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, ​Valter Hugo Mãe e Ondjaki.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.