Descrição de chapéu Livros Onde se fala português

José Eduardo Agualusa é o convidado do Encontro de Leituras de novembro

'O Vendedor de Passados', que reflete sobre a memória e o esquecimento, é o tema de conversa com o escritor angolano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Encontro de Leituras, promovido pela Folha em parceria com o jornal português Público, recebe em novembro o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que discutirá com leitores seu livro "O Vendedor de Passados". O evento acontece virtualmente no dia 9, a partir das 19h de Brasília (22h de Lisboa).

O protagonista do romance, Félix Ventura, oferece a seus clientes da elite angolana passados idealizados, repletos de prestígio. Publicado em 2004 e agraciado com o prêmio Independent de ficção estrangeira de 2007, o livro compõe uma crítica aguda à ordem política e social do país e tematiza a memória, o esquecimento e a formação de uma nova identidade angolana depois da independência.

José Eduardo Agualusa durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) de 2017 - Bruno Santos - 26.jul.17/Folhapress

"O Vendedor de Passados" é editado pela Tusquets no Brasil e pela Quetzal em Portugal. Em 2015, a obra foi adaptada para o cinema, em longa dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Lázaro Ramos e Alinne Moraes no elenco.

O debate acontece via Zoom, neste link ou na reunião 912 9667 0245. A senha de acesso é 547272. A participação é gratuita.

O Encontro de Leituras acontece mensalmente, sempre às segundas terças-feiras do mês, e é coordenado por Isabel Coutinho, responsável pelo Leituras, site do Público dedicado aos livros, e Eduardo Sombini, jornalista da Folha e apresentador do podcast Ilustríssima Conversa.

O evento discute romances, ensaios, memórias e outras obras na presença de um escritor ou especialista convidado e busca reunir leitores de língua portuguesa de diversos países.

Já participaram do Encontro de Leituras Tatiana Salem Levy, Afonso Cruz, Laurentino Gomes, Fernanda Torres, Afonso Reis Cabral, Jeferson Tenório, Marília Garcia, José Luís Peixoto, Nádia Battella Gotlib, biógrafa de Clarice Lispector, ​Valter Hugo Mãe e Ondjaki.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.