Fernanda Montenegro pede que jovens tirem título de eleitor; ouça áudio

Atriz e imortal da ABL tinha afirmado em entrevista que não participaria das eleições neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atriz Fernanda Montenegro fez um apelo aos jovens brasileiros, pedindo que tirem seus títulos de eleitor e votem em 2022.

"Quem fala aqui é Fernanda Montenegro. Meus jovens, pelo amor de Deus, tirem o título e votem. Votem pelo Brasil. Vovó tá pedindo! Votem, votem!", disse em áudio gravado na noite desta terça (3), e divulgado por sua amiga Eliana Caruso.

Montenegro, que foi empossada recentemente como imortal da Academia Brasileira de Letras, já havia adiantado em entrevista para a Folha que não queria nem Lula ou Bolsonaro como presidente. Ao ser questionada em quem votaria, não revelou um nome, mas tampouco recusou uma resposta.

A atriz Fernanda Montenegro, uma mulher branca com cabelos brancos, está em pé com os braços cruzados. Ela usa terno azul e camisa bege
A atriz Fernanda Montenegro - Paulo Belote/Globo

"Eu espero um jovem candidato, sem as heranças negativas que nos trouxeram para este sufoco. Não nego a importância dos governos que precederam este monstro, desde Itamar [Franco]. Mas este homem só está aí porque não se fez o que precisava ser feito. E não se fez em função de reeleições. O grande ganho político que poderíamos ter no Brasil seria o fim da reeleição."

Ainda em outro papo, dessa vez com a revista Ela, do jornal O Globo, havia afirmado que não votaria e que o governo atual, de Jair Bolsonaro, é trágico. "Hoje a esperança, mais do que nunca, tem que ser ativa. Estamos com esse trágico governo, um presidente que faz como símbolo da sua atividade presidencial uma mão [faz o gesto de Jair Bolsonaro] que é uma arma ou o sexo de um homem. É um emblema sórdido", disse.

Nas últimas semanas, estrelas internacionais como os atores Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Mark Hamill também incentivaram os jovens do Brasil a tirarem o título de eleitor o quanto antes. Hamill, alías, que faz o personagem Luke Skywalker em "Star Wars", pediu que os jovens do Brasil tirassem o título de eleitor até o dia 4 de maio, e fez um trocadilho da data com o bordão do filme, "may the 4th be with you". O original é "may the force be with you", ou que a força esteja com você, e a saga é celebrada em eventos todos os anos em 4 de maio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.