Descrição de chapéu Livros Dias Melhores

BibliON, biblioteca digital em forma de app, é inaugurada com 15 mil livros em SP

Plataforma também vai oferecer audiolivros e programações culturais como clubes de leitura e podcasts

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma biblioteca digital com acervo de mais de 15 mil livros foi lançada neste mês pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A plataforma BibliON funciona como um aplicativo que disponibiliza de forma gratuita título de obras literárias que podem ser lidas em computadores, smartphones ou tablets.

Instalações da Biblioteca São Paulo no parque da Juventude - Eduardo Knapp/ - 7.out.20/Folhapress

Além de livros digitais, o serviço também oferece acesso a audiolivros e a programações culturais como clubes de leitura, podcasts e seminários.

Destinado a moradores do estado, o projeto exige que o usuário informe seu CEP ao realizar o cadastro no sistema antes de poder ler alguma obra do acervo, que, segundo o site de divulgação do projeto, será constantemente atualizado com novos títulos.

Cada usuário poderá emprestar dois livros por vez. Assim como ocorre com uma biblioteca física, o empréstimo das obras pode ser renovado por 15 dias caso elas não tenham sido reservadas por outro usuário anteriormente. O serviço não permite o download dos livros no aplicativo, mas sim pelo site nos computadores. Ainda assim, é possível salvar títulos para a leitura off-line, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela, escolher diferentes modos de visualização para dia ou para noite e acionar a leitura com voz, para saída em áudio do texto.

Entre os títulos que podem ser encontrado no aplicativo até o momento, estão desde clássicos da literatura brasileira, como "A Paixão Segundo G. H.", de Clarice Lispector, até obras contemporâneas que abordam questões sociais, como "Pequeno Manual Antirracista", da filósofa e colunista deste jornal Djamila Ribeiro.

A BibliON também foi desenvolvida pela organização SP Leituras, que gerencia o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e controla as bibliotecas estaduais do parque Villa-Lobos e do parque da Juventude, na capital paulista.

Num seminário online transmitido no YouTube na ocasião do lançamento da plataforma, Pierre André Ruprecht, diretor executivo da organização, afirmou que a iniciativa vai "oferecer serviços digitais para toda uma nova camada de pessoas que não está habituada a frequentar nossas bibliotecas e, às vezes, nem sequer a ler".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.