Descrição de chapéu Livros pirataria

Governo Bolsonaro pirateia Nelson Rodrigues e Nick Hornby em site

Livros publicados pela Companhia das Letras podem ser baixados gratuitamente no portal do Ministério da Cidadania

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério da Cidadania pirateou os livros "Febre de Bola", do escritor britânico Nick Hornby, e "À Sombra das Chuteiras Imortais", de Nelson Rodrigues, disponibilizando arquivos irregulares das duas obras em seu site.

O governo disponibilizou as obras por meio da página Academia e Futebol, que consiste em um programa da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor com o fim de apoiar a difusão da produção científica em relação ao esporte através de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros relacionados ao tema.

Capa do livro 'Febre de Bola', de Nick Hornby
Detalhe do capa do livro 'Febre de Bola', de Nick Hornby, publicado pela Companhia das Letras - Divulgação

Dentre os serviços disponíveis no site do programa, há a Biblioteca do Futebol, que reúne livros e teses sobre o esporte. No meio, há livros que podem ser reproduzidos livremente, como os produzidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o governo, ou da Imprensa Oficial, como "Fome de Bola: Cinema e Futebol no Brasil", do crítico Luiz Zanin Oricchio.

Entre eles, porém, se encontram dois arquivos de edições pirateadas da Companhia das Letras, atribuídas aos sites Digital Source e Le Livros.

Por meio de sua assessoria, a editora disse estar ciente da oferta irregular dos títulos no site do Ministério da Cidadania e que já tomou as medidas cabíveis. Contatada pela reportagem, a assessoria do ministério não deu um posicionamento até a publicação desta reportagem.

Segundo Daniela Malone, diretora da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, a ABDR, livros digitais exigem um suporte próprio para leitura, afinal, quando algum cliente compra algum ebook não recebe simplesmente um arquivo PDF. O caso configuraria pirataria porque infringe os direitos autorais ao não remunerar nem o autor nem a editora e a equipe envolvida na preparação da obra licenciada para a venda no país.

Malone conta ainda que o site Le Livros já está sendo processado por pirataria pela ABDR por trazer centenas de livros pirateados. "É muito condenável isso que foi feito", diz. "E precisa ser retirado do ar urgentemente. A associação já prepara essa notificação."

"A dificuldade em imputar a Le Livros é que o site é hospedado no exterior e os representantes aqui no Brasil são laranjas", complementa.

O livro de Hornby, que impresso é vendido por R$ 59,90 no site da editora, narra as memórias do escritor best-seller de como se tornou um fanático pelo esporte. Para ele, o futebol é uma metáfora da vida, mas não deixa de abordar temas polêmicos que o acometem, como a violência nos estádios e as relações ambíguas entre cartolas e torcidas.

Já a edição do famoso dramaturgo e cronista, já esgotada, pode ser comprado por cerca de R$ 40 em sebos virtuais. Hoje seus livros são publicados pela Nova Fronteira.

Primeira coletânea das crônicas esportivas do autor, o volume reúne 70 textos que ele publicou na revista Manchete Esportiva e no jornal O Globo entre os anos de 1955 e 1970. As crônicas do livro percorrem desde a derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950, em pleno Maracanã, até a conquista definitiva do tricampeonato mundial no México, em 1970. Organizada por Ruy Castro, colunista deste jornal, a antologia se tornou uma referência da literatura sobre futebol.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.