Descrição de chapéu Livros

Clube de Leitura Folha discute 'Becos da Memória', com Conceição Evaristo

Obra é considerada um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Olá, leitoras e leitores.

O Clube de Leitura Folha de agosto vai discutir, no próximo dia 30, última terça-feira do mês, às 19h, o livro "Becos da Memória", escrito por Conceição Evaristo e publicado pela editora Pallas. Trata-se de um dos mais importantes romances memorialistas da literatura contemporânea brasileira.

Evaristo viveu a infância e parte da juventude na extinta favela do Pindura Saia, em Belo Horizonte, onde nasceu. Foi com base nessas lembranças na comunidade que a autora escreveu a obra, considerada por ela um trabalho de ficcionalização da memória.

Por meio de parágrafos breves, a autora traduz, a partir de seus muitos personagens, a complexidade humana e os sentimentos profundos dos que enfrentam em seu dia a dia o preconceito, a fome e a miséria.

Conceição Evaristo na cerimônia de entrega do Prêmio Trip Transformadores, no Auditório Ibirapuera, em 2018
Conceição Evaristo na cerimônia de entrega do Prêmio Trip Transformadores, no Auditório Ibirapuera, em 2018 - Mathilde Missioneiro - 7.nov.2019/Folhapress

Hoje ocupado por um mercado, o espaço passou por um processo de desfavelamento promovido pelo governo municipal –e, em decorrência disso, Conceição e sua família tiveram de deixar o local em 1971.

Mãe de Conceição, Joana Josefina Evaristo Vitorino se mudou para uma casa em Contagem com seus outros filhos –Ademir, Aldair, Almir, Altair, Altamir, Maria Angélica, Maria de Lourdes e Maria Inês. A futura escritora e professora se hospedou na residência de parentes e amigos até se fixar no Rio, em 1973.

Finalizada em 1988, "Becos da Memória" só foi publicada em 2006, após o lançamento do livro de estreia da autora, "Ponciá Vicêncio" (2003), no qual, sem perder o lirismo e a delicadeza, discute como poucos questões profundas da sociedade brasileira.

O Clube de Leitura Folha existe desde agosto de 2017 e reúne, sempre às últimas terças-feiras do mês, às 19h, pessoas que compartilham suas experiências de leitura de obras de ficção. Desde novembro de 2021, é coordenado pela jornalista Vivian Masutti, editora-assistente da Ilustrada.

Desde o começo da pandemia, os encontros ocorrem via Zoom e continuarão assim, para atender ao público também de fora de São Paulo. Para participar, basta acessar o link ou a reunião 889 2377 1003.


Seguem as novas datas e os novos livros!

27 de setembro
"Doramar ou a Odisseia: Histórias", de Itamar Vieira Junior, Todavia

25 de outubro
"E Não Sobrou Nenhum", de Agatha Christie, Globo Livros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.