Descrição de chapéu Cinema

Ciclo de Cinema e Psicanálise faz sessão gratuita do filme 'Nise: O Coração da Loucura'

Exibição seguida de debate no Museu da Imagem e do Som ocorre na terça (13) em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe o filme "Nise: O Coração da Loucura" na terça-feira, dia 13, como parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise. A sessão do longa lançado em 2015 e dirigido por Roberto Berliner começa às 19h.

Cena do filme 'Nise: O Coração da Loucura' - Renato Mangolin/Divulgação

O filme conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que no longa é interpretada por Glória Pires. Na história, a médica, recém-saída da prisão, assume o setor de terapia ocupacional do Centro Psiquiátrico do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro.

Contrária aos tratamentos adotados na época, em meados da década de 1950, como o eletrochoque, ela passa a utilizar a arte no cuidado de pacientes com distúrbios psiquiátricos e se torna símbolo da luta antimanicomial no Brasil.

A sessão, com entrada gratuita, faz parte do Ciclo de Cinema e Psicanálise, evento do MIS, o Museu da Imagem e do Som, feito em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e com apoio da Folha.

Nesta edição, participam João Frayze-Pereira, psicanalista e membro da SBPSP, e Soraia Bento, professora e psicanalista do Instituto Sedes Sapientiae.

O evento ocorre no auditório do museu, que fica na avenida Europa, 158, na zona oeste de São Paulo. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria com uma hora de antecedência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.