Titãs dizem que Bolsonaro no poder é assustador e clamam por democracia

Novo disco 'Olho Furta-Cor' traz 14 canções inspiradas no espírito libertário da banda, que surgiu na redemocratização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Lançando agora o álbum "Olho Furta-Cor", os Titãs, que comemoram 40 anos de carreira, tentam oferecer doses de otimismo a menos de um mês para as eleições. Em entrevista, Sérgio Britto, Branco Mello e Tony Bellotto, os três remanescentes do octeto que surgiu nas paradas de sucesso dos anos 1980, se disseram assustados com o momento político do país.

0
Retrato da banda Titãs, dos músicos Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto, que lança disco - Zanone Fraissat/Folhapress

"Nós acompanhamos o processo da redemocratização brasileira de maneira muito visceral. Na nossa infância e adolescência, vivíamos numa ditadura militar. Britto mesmo viveu anos fora do Brasil, exilado, com o pai. Então, é assustador ver que, depois disso tudo, um governo de extrema direita chegou ao poder com tanto apoio popular", afirmou Bellotto. "Mas o disco é como um olho furta-cor. Estamos chocados, mas também esperançosos."

A geração do rock brasileiro surgiu mesmo num momento de ruptura, com a volta das liberdades individuais. Britto, o vocalista, se mantém fiel ao espírito libertário, acreditando que "existe no ar um cheiro de renovação". Segundo ele, a crença de que o país tomará novos rumos se traduz em "Há de Ser Assim", uma das 14 canções de "Olho Furta-Cor", que clama pela palavra da moda —empatia.

Durante a entrevista, o trio relembrou também as saídas de antigos companheiros, como Charles Gavin, em 2010, e Paulo Miklos, em 2014. Com tantas baixas, a longevidade da banda parece estar assegurada, tanto que Mello já anunciou sua volta aos palcos, depois de uma pausa devido a um nódulo na garganta.

"Nesses 40 anos juntos, aprendemos a lidar com as situações adversas que a vida nos apresenta", escreveu Mello, num email. "Já estou de volta aos shows tocando baixo e cantando 'Cabeça Dinossauro'. Em nenhum momento pensamos ou tememos pelo fim da banda."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.