Pixies evocam os anos 1980 em show de nostalgia que agrada no Popload

Banda de rock alternativo encerrou o festival em São Paulo com músicas novas e hits após espetáculo de Jack White

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São Paulo

Os americanos do Pixies encerraram o Festival Popload nesta quarta-feira (12), em São Paulo, num clima de balada indie oitentista que fisgou o público, que reuniu cerca de 14,5 mil pessoas.

Black Francis, dos Pixies, se apresenta no Centro Esportivo do Tietê durante o festival Popload
Black Francis, dos Pixies, se apresenta no Centro Esportivo do Tietê durante o festival Popload - Bruno Santos/Folhapress

Conhecida como um dos principais nomes da cena roqueira dos anos 1980 e 1990, a banda atraiu principalmente jovens adultos, que souberam cantar cada verso de boa parte das músicas.

Canções mais atuais, como "Vault of Heaven" e "Who’s More Sorry Now?", ambas lançadas neste ano, porém, fizeram o público diminuir o tom de empolgação e energia a la karaokê. Foi o apelo nostálgico que agitou os fãs, que dançaram em êxtase em músicas como "Gouge Away", "Here Comes Your Man" e, claro, no sucesso "Where Is My Mind?".

A apresentação terminou ao som rasgado dos famosos solos de guitarra de "Winterlong", de Neil Young.

O show reforçou o baixo apelo popular da fase pós-2000 dos Pixies. É como se os fãs quisessem mais daquilo que ficou nos anos 1990 e consagrou a banda como uma das precursoras do indie rock.

Com um histórico de desavenças internas, os Pixies chegaram a ficar fora dos palcos por mais de uma década, quando se separou, em 1993. Eles reataram em 2004 e, desde então, tiveram mais duas formações e lançaram quatro álbuns —nenhum deles teve o mesmo impacto que os antigos.

O grupo já veio outras duas vezes ao Brasil e, nesta terça-feira, tocou no Rio de Janeiro. Mas esta foi a primeira vez que se apresentou com a presença da baixista Paz Lenchantin.

A atração anterior, Jack White, soou o oposto da banda americana. Curiosamente, havia mais animação entregue pelo artista e menos energia evocada pelo público.

O músico se apresentou num palco totalmente azulado, em sintonia com a cor de suas madeixas recém-pintadas.

Empolgado do início ao fim, o ex-White Stripes conversou com os fãs e, como esperado, tocou longos solos de guitarra. O público, porém, parecia desanimado.

Foi só em "Seven Nation Army", última canção da setlist, que foi possível ver grupos dançando ou gravando o show com celular.

Jack White se apresenta Festival Popload, no Centro Esportivo Tietê, em São Paulo
Jack White se apresenta Festival Popload, no Centro Esportivo Tietê, em São Paulo - Bruno Santos/Folhapress

Vestindo um blusão da seleção brasileira de futebol, o músico abriu o show ao som de "Taking me Back", de "Fear of the Dawn". O disco, lançado em abril, assim como "Entering Heaven Alive, de julho, traduz bem sua nova fase, marcada por produção eletrônica com samples, loops e sincronizadores.

Conhecido por uma estética retrô de produção e gravação cheia de equipamentos analógicos, White vem experimentando métodos fonográficos que até então ignorava, como contou à Folha em abril.

Canções como "Steady as Show Goes", "Connected By Love" e "Three Women" também estiveram no setlist.

Pouco antes de subir ao palco, White publicou fotos no Instagram em que aparecia passeando pela capital paulista e comprando vinis de nomes como Ray Charles e Frank Sinatra.

O Pixies e Jack White foram as principais atrações da oitava edição do festival, que teve contou ainda com Cat Power e Chet Faker. Mais cedo, a cantora Jup do Bairro reclamou nas redes sociais após ter o som cortado, o que rendeu um pedido de desculpas do evento.

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