Descrição de chapéu Livros Flip

Maria Firmina dos Reis é mote de debate no Sesc

Escritora será homenageada na próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A obra da escritora Maria Firmina dos Reis, que será homenageada na próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, é tema de ciclo de debates promovidos pela própria Flip, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

As discussões, que ocorrem em formato híbrido, se darão entre os próximos dias 19 e 22, na rua Doutor Plínio Barreto, 285, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site sescsp.org.br/cpf.

Imagem da obra vencedora de um concurso realizado pela Flup (Festa Literária das Periferias) para recriar o rosto da autora, feita pelo artista João Gabriel dos Santos Araújo
Imagem da obra vencedora de um concurso realizado pela Flup (Festa Literária das Periferias) para recriar o rosto da autora, feita pelo artista João Gabriel dos Santos Araújo - Reprodução

Entre os temas que serão abordados pelo ciclo de debates estão a relação da autora com o cânone, sua posição dentro da história da intelectualidade negra no Brasil e a forma como a sua poesia molda a produção literária contemporânea.

A maranhense Maria Firmina dos Reis é a primeira mulher negra homenageada em 20 edições de Flip. É tida como a primeira mulher a publicar um romance no Brasil, com "Úrsula", de 1859. Até hoje considerado sua obra-prima, o livro, que catalisou o abolicionismo, aborda triângulos amorosos tangenciados por pessoas escravizadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.