Museu processa grife de Gaultier por usar 'Vênus' de Botticelli sem autorização

Pintura renascentista é protegida pelo Código do Patrimônio Cultural italiano e prevê pagamento por direitos autorais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A galeria dos Uffizi, um dos mais prestigiados museus da Europa, em Florença, na Itália, abriu uma denúncia contra a grife francesa Jean Paul Gaultier nesta segunda-feira por "uso não autorizado da 'Vênus' de Botticelli".

'O Nascimento de Vênus' de Botticelli - Divulgação

A denúncia se refere ao quadro "O Nascimento de Vênus", um dos mais icônicos do período renascentista na Itália, utilizado em roupas e acessórios da grife francesa. Em comunicado, o museu alega que a Gaultier "se aproveitou da imagem da obra-prima que se conserva no museu para fazer várias peças de vestuário, das quais publicou fotos em seu site e nas redes sociais".

Ainda de acordo com a organização do espaço, a denúncia está de acordo com o Código do Patrimônio Cultural italiano, que sujeita à autorização e ao pagamento de uma taxa pelo uso de bens públicos do país.

Entre os itens anexados à denúncia, estão fotos retiradas do Instagram da grife parisiense, como um lenço de € 150 euros, ou R$ 757, que traz a reprodução do quadro da pintura de Botticelli.

O museu pediu que a empresa retirasse as peças do mercado e contatasse o museu para que se chegasse a um acordo comercial, entretanto não houve resposta da grife. O museu então entrou com uma ação que prevê que as roupas sejam retiradas de circulação e haja uma indenização por danos.

Aberto ao público desde 1765, os Uffizi de Florença conservam mais de 8.000 metros quadrados de obras-primas da pintura italiana dos artistas renascentistas mais importantes da história. Além de Sandro Botticelli, estão em exposição obras de Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Rafael e Caravaggio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.