Obra de Mondrian esteve de cabeça para baixo por 75 anos em várias exposições

Tela 'New York City 1' do artista abstrato holandês pode sofrer danos se sua posição for ajustada ao ser pendurada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pintura "New York City 1", do pintor holandês abstrato Piet Mondrian está há mais de 75 anos sendo exibida da forma errada, descobriu a curadora e historiadora de arte Susanne Meyer-Büser, que preparava uma mostra sobre o artista de vanguarda.

Feita com adesivos vermelhos, amarelos, pretos e azuis, a tela foi exibida pela primeira vez no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, em 1945, e atualmente está em um museu de arte em Düsseldorf, na Alemanha, desde 1980.

A curadora Susanne Meyer-Büser em frente à tela 'New York City 1', de Piet Mondrian - Petra Wischgoll/Reuters

Da forma como está, as linhas cruzadas preenchem com amarelo e azul a região inferior do quadro, mas, segundo Meyer-Büser, esse preenchimento deveria ficar no topo, já que fariam referência a um céu escuro. "Assim que indiquei para os outros curadores, percebemos que era muito óbvio", disse ela ao jornal The Guardian.

Apesar disso, tentar consertar a obra agora é perigoso. "As fitas adesivas já estão extremamente soltas", disse Meyer-Büser. "Se você virasse a pintura de cabeça para baixo agora, a gravidade a puxaria para outra direção", o que poderia danificar a tela.

Outro indicativo de que a obra estaria disposta de forma errada é que ela é derivada de uma tela homônima e com o mesmo tamanho, mas feita a óleo. Nesta pintura, em exibição em Paris, o artista põe essa região mais preenchida na região superior do quadro.

Uma foto de Mondrian, tirada no seu estúdio poucos dias antes de sua morte, também mostra o quadro na posição que seria correta. Entretanto, agora não é possível dizer de quem foi a culpa para que o quadro fosse exibido em diversos outros museus nessa mesma posição errada.

Sem a assinatura do autor, que poderia indicar a rotação, a obra é considerada inacabada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.