Descrição de chapéu Televisão

Guilherme de Pádua morreu no aniversário de estreia da novela 'Explode Coração'

Ator teve um infarto neste domingo, dia 6, mesmo dia em que a trama de Gloria Perez estreou, em 1995

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há uma coincidência que circunda a morte do ator Guilherme de Pádua ocorrida neste domingo, dia 6, depois de um infarto. Essa é a data exata em que se completam 27 anos da estreia da novela "Explode Coração", primeiro folhetim que Gloria Perez escreveu após a morte da filha, Daniella Perez, em 1992.

Daniella Perez foi morta a facadas enquanto estava no ar na novela "De Corpo e Alma", também de autoria de sua mãe. A Justiça condenou Guilherme de Pádua, colega de elenco da atriz, e a então mulher dele, Paula Thomaz, pelo crime ocorrido 30 anos atrás.

Guilherme de Pádua concede entrevista na delegacia onde esteve preso, nos anos 1990
Guilherme de Pádua concede entrevista na delegacia onde esteve preso, nos anos 1990 - Frederico Rozario/Folhapress

O ex-ator morreu aos 53 anos, após sofrer uma parada cardíaca, de acordo com o pastor Márcio Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, à qual De Pádua também era filiado.

Localizada em Belo Horizonte, cidade natal de Pádua, a congregação foi quem acolheu o ex-ator após sua saída da prisão e o ordenou pastor há cinco anos. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da Igreja Batista de Lagoinha.

"É um moço que a sociedade não compreende, porque praticou aquele crime da Daniella Perez. Mas ele se converteu. Era uma lagarta que virou borboleta. Ele dentro de casa agora caiu e morreu. Caiu e morreu", disse Valadão, durante transmissão ao vivo em suas redes sociais.

De Pádua ganhou projeção nacional na novela "De Corpo e Alma", exibida pela Globo na década de 1990. Nela, fazia par romântico com Daniella Perez, filha da autora, Gloria Perez. Em 28 de dezembro de 1992, no entanto, o corpo da mocinha do folhetim foi encontrado num matagal na Barra da Tijuca, com 18 perfurações, a maioria concentradas na região do coração.

O relato de uma testemunha levou a polícia a De Pádua e à então mulher dele, Paula Thomaz. Cada um dos dois foi condenado por homicídio qualificado a uma pena de quase 20 anos de prisão, após o júri popular acatar a tese da acusação de que o casal premeditou o crime —Thomaz, por ciúmes do marido; Pádua, por vingança contra a autora da novela, já que seu papel na trama vinha sendo reduzido.

Os dois apresentaram, nos últimos anos, versões diferentes para o crime. Thomaz nega que tenha participado. De Pádua, que, em depoimentos à polícia, assumira a culpa, depois passou a sustentar a tese de que a sua então mulher, tomada de ciúmes pela relação dos dois parceiros de cena, é quem teria se atracado com Daniella Perez no matagal.

O caso recentemente veio à tona por causa dos 30 anos da morte da atriz e da série documental "Pacto Brutal", da HBO Max, que se debruçou sobre o crime.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.