Descrição de chapéu Rússia

Polícia impede roubo de Banksy na Ucrânia, país em guerra onde artista fez obras

Suspeitos haviam cortado um pedaço de muro em que estava o grafite do britânico, de acordo com as autoridades do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kiev | AFP

Na sexta-feira, a polícia ucraniana impediu uma tentativa de roubo de uma obra atribuída a Banksy, famoso artista de rua de identidade desconhecida, na região de Kiev, capital do país.

Segundo autoridades locais, um grupo de pessoas havia cortado o muro em que estava a pintura.

O grafite tem a imagem de uma pessoa de roupão e máscara de gás, em pé em uma cadeira, segurando um extintor de incêndio ao lado dos restos carbonizados de uma janela na cidade de Gostomel, a noroeste da capital ucraniana.

Parede danificada onde estava a obra de Banksy antes da tentativa de roubo
Parede danificada onde estava a obra de Banksy antes da tentativa de roubo - Dimitar Dilkof/AFP

Pintada no muro de um prédio destruído durante a guerra com a Rússia, a obra é considerada uma manifestação de Banksy em apoio ao povo ucraniano.

De acordo com o chefe de polícia da região, Andrii Nebitov, oito pessoas foram identificadas. Os suspeitos têm entre 27 e 60 anos e são moradores de Kiev e Cherkassi, cidade que fica 200 quilômetros a sudeste da capital.

Em mensagem no Telegram, o governador da capital, Oleksi Kuleba, divulgou uma foto com o pedaço do muro em que ficava a obra. "O desenho está em boas condições e nas mãos das autoridades", afirmou ele.

Kuleba afirmou que as obras do artista britânico estão "sob proteção policial".

Em meados de novembro, o artista publicou em seu perfil do Instagram, imagens de um mural feito em Borodianka, arredores de Kiev. Posteriormente, Banksy afirmou ter feito sete grafites espalhados em diferentes cidades do território ucraniano.

As obras na Ucrânia não são as primeiras que o artista faz para manifestar apoio a territórios em conflito. Em 2019, por exemplo, ele pintou murais na Cisjordânia para mostrar solidariedade ao povo palestino.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.