Descrição de chapéu Televisão

Entenda por que Rafa Kalimann, ao contrário de Jade Picon, não pode atuar

Enquanto protagonista de 'Travessia' obteve licença especial, influenciadora passou por problemas no mesmo processo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Globo, nesta última terça-feira, confirmou o desligamento de Rafa Kalimann da novela "Vai na Fé", por causa da ausência de um registro profissional de atriz, o DRT, da influenciadora e ex-BBB no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro, Sated.

Embora uma substituta já tenha sido encontrada, uma pergunta permanece —por que Kalimann não pode atuar por causa do DRT se este é também o cenário para a influenciadora e ex-BBB Jade Picon, atual protagonista de "Travessia"?

A influenciadora Rafa Kalimann - Instagram/rafakalimann

A questão se reduz a uma permissão especial, concedida pelo Sated em casos como os de Kalimann e Picon.

Na época da confirmação de Picon na novela de Gloria Perez, o presidente do sindicato Hugo Gross chegou a comentar que ela teria recebido tal autorização para atuar pontualmente no programa. Seria "uma permissão específica para que ela [Picon] atuasse em determinado produto e com tempo de validade", disse durante uma live no Instagram em junho do ano passado. "Acabou o trabalho, acabou. Ela não terá direito ao registro profissional quando a trama terminar."

Já Kalimann passa por um entrave burocrático dentro desse processo. Segundo o Sated, a Globo teria feito o pedido depois das gravações e com documentos faltando, o que dificultou a análise do caso. Mesmo com tentativas de retificação, o tempo não foi suficiente para normalizar a situação e, por isso, a participação da ex-BBB foi vetada.

Na live do ano passado, Gross chegou a comentar também que a permissão especial desconta 5% do salário da titular e não serve como diploma de curso profissional ou oficina de atuação.

Foi essa situação que levou a Globo a anunciar Sofia Starling para o papel ocupado antes por Kalimann. Modelo e ex-namorada do apresentador André Marques, com papéis em "O Tempo Não Para", "Verão 90" e "Malhação - Seu Lugar no Mundo", ela deve regravar as cenas com José Loreto para inserção no folhetim. O papel, no caso, envolvia dois episódios de "Vai na Fé".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.