Descrição de chapéu Obituário Rita de Cássia (1972 - 2023)

Morre Rita de Cássia, cantora de forró, e Margareth Menezes presta homenagem

Artista e compositora teve uma fibrose pulmonar e foi lembrada pela ministra da Cultura de Lula nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu nesta quarta-feira (4) a cantora e compositora de forró Rita de Cássia, aos 50 anos. Natural de Alto Santo, no Ceará, ela estava internada num hospital de Fortaleza para tratar uma fibrose pulmonar, sem causa conhecida.

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia
A cantora e compositora de forró Rita de Cássia - Reprodução/Instagram

Recém-empossada como ministra da Cultura do governo Lula, a também cantora Margareth Menezes prestou homenagem a Rita de Cássia em suas redes sociais, na contramão do silêncio destinado a muitas das perdas que ocorreram na área durante a presidência de Bolsonaro.

"O forró brasileiro está de luto. Rita de Cássia é uma das maiores compositoras do gênero, com mais de 500 músicas escritas durante sua carreira. Sua contribuição expressiva para a cultura do nosso país será sempre lembrada. Meus sentimentos aos fãs, amigos e familiares", escreveu a ministra.

Entre as composições das quais Menezes fala estão sucessos do gênero como "Meu Vaqueiro, Meu Peão" e "Jeito de Amar", gravadas, respectivamente, pelos grupos Mastruz com Leite e Aviões do Forró.

Aberto aos fãs, o velório de Rita de Cássia vai até as 17h desta quarta, no Cemitério Municipal de Alto Santo. O enterro acontece na sequência, no mesmo local.

Sua trajetória ganhou impulso no início dos anos 1990, quando a cearense passou a ser procurada por bandas de sucesso que queriam gravar suas músicas.

Na época, ocuparam as rádios canções como "Brilho da Lua", "Sonho Real" e "Jeito de Amar (Já Tomei Porres por Você)".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.