Descrição de chapéu Globo de Ouro Rússia

Volodimir Zelenski faz discurso em vídeo na cerimônia do Globo de Ouro

Presidente da Ucrânia pede paz e lembra que premiação surgiu durante a Segunda Guerra Mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A 80ª edição do Globo de Ouro, celebrada na noite desta terça-feira, foi marcada por acenos políticos no sentido da diversidade —motivo pelo qual o prêmio havia sofrido boicote—, mas nenhum discurso de agradecimento ou de introdução dos indicados falou tão alto quanto o vídeo do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, transmitido durante a cerimônia.

Zelenski com o ator Sean Penn em junho do ano passado
Volodimir Zelenski com o ator Sean Penn em junho do ano passado - Assessoria de Imprensa da Presidência da Ucrânia via Reuters

O ator Sean Penn fez a introdução e Zelenski lembrou que o próprio Globo de Ouro surgiu em tempos de guerra, em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele afirmou que a Ucrânia vencerá a guerra que trava desde fevereiro do ano passado com a vizinha Rússia e que não deixará o conflito descambar para uma terceira guerra a nível global.

A exibição do vídeo não foi a primeira vez que o líder participou de eventos culturais internacionais e fez apelos em prol da Ucrânia. O mesmo ocorreu no Festival de Cannes, na França, e até na Feira de Frankfurt, voltada ao mercado editorial.

Penn, que acumula alguns troféus do Oscar, foi forçado a sair da Ucrânia enquanto filmava um documentário sobre a guerra. Ele chegou a presentear Zelenski com uma de suas estatuetas douradas, com a condição que o presidente a devolvesse a ele quando a guerra acabasse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.