Descrição de chapéu Dia dos Namorados

Banksy retrata violência doméstica em grafite no Dia de São Valentim; veja fotos

Arte retrata dona de casa, com um olho roxo e um dente quebrado, que empurra homem para freezer velho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Margate (Reino Unido) | AFP

O artista de rua britânico Banksy revelou, nesta terça-feira (14), na celebração do Dia de São Valentim, sua recente obra de arte no Reino Unido que expõe a violência doméstica contra as mulheres, que foi rapidamente desmontada por agentes da prefeitura.

O mural apareceu na parede lateral de uma casa na localidade de Margate, no sudeste da Inglaterra.

Arte atribuída a Banksy na lateral de casa em Margate, no Reino Unido - William Edwards/AFP

A pintura retrata uma dona de casa no estilo dos anos 1950, com um olho roxo e um dente quebrado, que parece empurrar um homem para dentro de um freezer velho encostado na parede.

No chão, ao lado dele, havia objetos como uma frigideira, uma cadeira quebrada e uma garrafa vazia.

Banksy, cuja verdadeira identidade permanece desconhecida, publicou em sua conta do Instagram três imagens do trabalho, que ele chamou de "Máscara de São Valentim".

Amanda Barden, moradora de Margate, contou à AFP que achou a obra "fantástica".

"É uma questão importante que as pessoas possam falar sobre a violência conjugal. Isso vai abrir o diálogo", disse a mulher de 56 anos.

Mas ao meio-dia —9h no horário de Brasília—, funcionários municipais retiraram o congelador e outros objetos do local, deixando a obra incompleta e de difícil compreensão.

"O grafite está situado na parede de uma propriedade privada. Um freezer que parece fazer parte da obra foi retirado por agentes municipais por motivos de segurança, já que se encontrava em terreno público", disse a prefeitura em um comunicado.

O eletrodoméstico "será devolvido quando houver garantia de segurança", afirmaram, contando que entrarão "em contato com o dono da propriedade para discutir como preservar a obra de arte para o distrito".

Antes da retirada dos objetos, a prefeita de Margate, Heather Keen, havia dito que a cidade iria "estudar como proteger e preservar" a obra, pois estariam "orgulhosos de tê-la aqui".

Há três anos, o artista de Bristol pintou uma outra obra para o Dia dos Namorados: uma menina atirava um buquê de flores vermelhas com um estilingue.

Banksy, cujas obras regularmente batem recordes em leilões, tem apoiado os ucranianos desde o início da ofensiva russa. Em janeiro deste ano, ele pôs 50 serigrafias à venda para arrecadar fundos para os civis.

E, em meados de novembro, o misterioso pintor publicou, em sua conta do Instagram, uma compilação em formato de vídeo das suas pinturas na Ucrânia, incluindo a obra de uma pessoa com máscara de gás em Hostómel. Confirmou, assim, a autoria até então em dúvida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.