Descrição de chapéu Televisão

Com filme sobre Xuxa e remake de 'Renascer', Globo alfineta concorrência gringa

Emissora tentou reforçar diversidade da produção, com reality show na Amazônia, novela sobre cangaço e documentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O anúncio de novidades na programação feito pela Globo na noite desta quarta-feira, na Rio2C, série de conferências de inovação e entretenimento realizada no Rio de Janeiro nesta semana, foi marcado pela tentativa de reforçar o posicionamento do grupo como o principal produtor de conteúdo nacional em atuação no país, atravessando várias plataformas –do canal aberto à Globoplay. O evento teve direito a alfinetada nos concorrentes estrangeiros.

Apesar do bom humor, no anúncio, o diretor Silvio Guindane, que estreia a série de tribunal "Verônika" em 2025 na Globoplay, deu uma declaração mais exaltada em recado direto às plataformas americanas com atuação no Brasil.

'Xuxa, o Documentário', série original Globoplay, estreia dia 13 de julho na plataforma - Globo

"É muito bom trabalhar num ‘player’ brasileiro, onde meu chefe é brasileiro, onde eu falo de gente brasileira, onde meu ‘showrunner’ é um homem preto de Vigário Geral brasileiro, que fala com o público brasileiro", afirmou, falando enfaticamente e alto.

O painel teve nomes como Ivete Sangalo, Fátima Bernardes, Amauri Soares, diretor da TV Globo, e Erick Brêtas, diretor de produtos e serviços digitais e canais pagos.

Soares falou da tentativa de a empresa representar a diversidade do Brasil e dar atenção ao perfil da sociedade brasileira, desde a questão racial até a regional, e como ela deveria ser refletida na ficção produzida pela emissora.

Em termos de investimentos, Brêtas citou que a Globo destinou R$ 5 bilhões em talentos, produção e conteúdo e R$ 1,5 bilhão em tecnologia. A perspectiva é de manter os investimentos neste ano.

Essa busca por se mesclar a uma identidade nacional aparece em iniciativas como a nova temporada do reality No Limite, que será na Amazônia, a nova novela das nove, "Terra e Paixão", em Mato Grosso do Sul, ou a novela "Guerreiros do Sol", que estreia no ano que vem e conta uma história de cangaço.

Esse eixo da programação também surge nos anúncios de novos documentários da Globoplay, continuando na trilha que a plataforma já seguia. Só neste ano, a previsão é estrear 23 documentários no serviço de streaming. Entre eles, estão "Xuxa, o Documentário", com direção de Pedro Bial, que sai em julho, e "Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom", conduzido por Sônia Bridi.

No ano que vem, a Globoplay prevê o documentário "Sócrates Brasileiro", sobre o jogador ídolo do Corinthians, com direção de Walter Salles.

De acordo com Pedro Bial, um dos apresentadores do anúncio, o serviço de streaming deve continuar seu investimento em podcasts originais, com 15 novos títulos ainda neste ano. O programa Linha Direta, que deve voltar às telinhas, também vai ser disponibilizado no formato.

Houve outras novidades. O humorista Rafael Portugal, por exemplo, deve estrear um talk show no Multishow e uma série na Globoplay, realizada em parceria com o Porta dos Fundos.

No pacote de séries, foram exibidas imagens de "Os Outros", prevista para maio deste ano, com roteiro de Lucas Paraizo e argumento de Fernanda Torres. O programa conta a história de dois casais que entram em conflito após uma briga dos filhos. O ponto de partida se assemelha à peça "O Deus da Carnificina", da dramaturga francesa Yasmina Reza, mas o trailer indica que a história segue um rumo diferente.

A maioria dos programas já tinha sido anunciada ou vazada na imprensa especializada, mas agora ganharam viés oficial. É o caso do remake da novela "Renascer", clássico de Benedito Ruy Barbosa, e a estreia de "Alma de Cozinheira", com Paola Carosella.

O posicionamento da Globo acontece em um momento no qual produções nacionais se multiplicam em serviços de streaming, mas ainda estão longe de ser o carro-chefe de plataformas estrangeiras.

Confira os principais anúncios feitos pela Globo na Rio2C

Realities e variedades

  • No Limite - Amazônia
  • The Taste Brasil
  • Túnel do Amor
  • Let Love

Novelas

  • Terra e Paixão
  • Guerreiros do Sol
  • Todas as Flores (em agosto, estreia na TV aberta, após sucesso no Globoplay)
  • Linha Direta
  • Xuxa, o Documentário
  • Sócrates Brasileiro
  • Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom

Séries e minisséries

  • Os Outros
  • Betinho: No Fio da Navalha
  • Raul Seixas: Metamorfose Ambulante
  • Vicky e a Musa
  • Encantado’s
  • Verônika

O repórter viajou a convite da Rio2C

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.