Descrição de chapéu Filmes Oscar

Morre Norman Reynolds, diretor de arte de 'Star Wars' e 'Indiana Jones', aos 89 anos

Designer que venceu o Oscar duas vezes também trabalhou em 'Alien', 'Superman' e 'Missão: Impossível'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morreu aos 89 anos Norman Reynolds, diretor de arte e designer de produção dos filmes "Star Wars", de 1977, e "Os Caçadores da Arca Perdida", de 1981, respectivamente. Ele venceu o Oscar por ambos os trabalhos.

De acordo com a BBC, o artista britânico morreu na companhia da esposa, Ann, e das três filhas. A causa da morte não foi divulgada.

Norman Reynolds no documentário 'Indiana Jones: Making the Trilogy', de 2003 - IMDb

A carreira de Reynolds começou em 1974, fazendo a direção de arte do filme musical "O Pequeno Príncipe". Em seguida, ele foi indicado ao Oscar por "A Incrível Sarah", longa-metragem de 1976 sobre a atriz Sarah Bernhardt.

O artista londrino se tornou influente, seja como diretor de arte ou designer de produção, por ter trabalhado na trilogia original de "Star Wars" —ele foi indicado ao Oscar também por "O Império Contra-Ataca" e "O Retorno do Jedi"— e, depois do primeiro filme de "Indiana Jones", repetido a parceria com Steven Spielberg em "O Império do Sol", de 1987, outro trabalho que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Spielberg já se referiu a Reynolds como a "essência criativa" das franquias "Star Wars" e "Indiana Jones". O designer é a mente por trás de imagens icônicas da série de George Lucas, tais como o planeta pantanoso Dagobah, em que o mestre Yoda vive, o salão em que o trono do Imperador se localiza e a câmara de congelamento em carbono na qual Han Solo, interpretado por Harrison Ford, é congelado.

O artista trabalhou também com Richard Donner nos dois primeiros longas do Superman, lançados em 1978 e 1980. O extenso currículo de Reynolds ainda abrange produções como "Avalon", de 1990, dirigido por Barry Levinson, "Alien 3", de 1992, do cineasta David Fincher, e "Missão: Impossível", de 1996, dirigido por Brian de Palma.

Norman Reynolds (à esq.) e o produtor Robert Watts no set de 'Star Wars: O Retorno do Jedi', de 1983 - IMDb
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.