Descrição de chapéu Filmes Festival de Cannes

Por que diretora de novo filme com Johnny Depp é processada por agressão

Maïwenn é acusada na França de ter agredido editor de revista, que alega que ela puxou seu cabelo e cuspiu no seu rosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Maïwenn, a diretora francesa responsável pelo filme de abertura do Festival de Cannes deste ano, foi acusada de agressão no país. A cineasta é réu de um processo submetido em março por Edwy Plenel, editor-chefe da revista Mediapart.

A diretora e atriz Maïwenn - REUTERS/Vincent Kessler

No caso, apresentado em 7 de março na justiça francesa, o jornalista afirma que Maïwenn teria o abordado, puxado seu cabelo e cuspido em seu rosto durante um jantar em um restaurante de Paris. O incidente aconteceu no fim de fevereiro, segundo Plenel, que diz seguir traumatizado pela ocorrência.

Ainda de acordo com o processo, a diretora estava sozinha em sua mesa quando decidiu pela agressão ao jornalista. Ela até o momento não se pronunciou sobre a acusação.

O vazamento do processo acontece dois dias depois de Maïwenn ter o próximo filme anunciado como a sessão inaugural de Cannes. O filme, batizado de "Jeanne du Barry", marca o retorno de Johnny Depp ao cinema, depois de passar três anos com a carreira em pausa.

A diretora venceu o prêmio do júri do festival em 2011, quando foi selecionada pela primeira vez com o filme "Polissia". Esta é a terceira vez que ela participa do evento: em 2015, dirigiu o filme "Meu Rei", estrelado por Vincent Cassel, Emmanuelle Bercot e Louis Garrel, que esteve também na seleção oficial.

O filme é o primeiro trabalho do ator depois da briga judicial com a ex-mulher, a atriz Amber Heard, com o qual fez um acordo nos tribunais. De acordo com a diretora, Depp teria sido escolhido durante o processo que moveu contra Heard.

Maïwenn foi casada e teve um filho com o diretor Luc Besson, que foi tema de histórias publicadas pelo Mediapart sobre assédio sexual na indústria audiovisual francesa. A revista publicou um relato da atriz Sand Van Roy sobre Besson, em que alega que teria sido vítima de assédio sexual pelo cineasta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.