Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2012 - 06h01

Crítica: Ambicioso demais, "Polissia" apenas arranha a superfície

Publicidade

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Até pouco tempo atrás, falava-se em séries televisivas copiando o cinema. Hoje, ocorre um fenômeno diferente: filmes de cinema copiam séries de TV que, por sua vez, copiavam cinema.

A crise criativa é geral.

"Polissia", um filme francês dirigido pela cineasta Maïwenn, é prova disso: parece uma versão estendida de uma série policial televisiva, com múltiplas histórias, elenco numeroso e uma irritante tendência em pular de história para história sem se concentrar em nenhuma.

"Polissia" segue o dia a dia de uma unidade de proteção a crianças da polícia de Paris. O grupo passa o dia perseguindo pais que batem em filhos, caçando avôs que molestam netas e protegendo crianças de ameaças adultas.

O filme tem início frenético: em sequências rápidas, os policiais entrevistam uma criança cujo pai é acusado de violentá-la; depois, reúnem um avô e a neta que ele molestou. São histórias fortes, mas sem conclusão.

Divulgação
Cena do filme policial francês "Polissia", que estreia hoje
Cena do filme policial francês "Polissia", que estreia hoje

O filme está mais preocupado em relatar o caos diário do trabalho dos policiais do que em contar boas histórias.

A diretora Maïwenn interpreta uma fotógrafa que registra o cotidiano dos policiais. E a tensão diária se reflete no comportamento do grupo, com inúmeras brigas e explosões de fúria.

Os clichês se sucedem: há o policial atormentado por problemas pessoais, que desconta sua raiva no chefe e nos parceiros; há tragédias causadas pela burocracia; há, claro, a inescapável cena em que um tira vira, revoltado, a mesa do superior. Você já viu esse filme antes.

"Polissia" sofre por ser ambicioso demais. Pretende falar de muita gente e tocar em muitos problemas, mas acaba, na verdade, apenas arranhando a superfície.

A diretora parece não lembrar que os grandes filmes policiais são os que, no fundo, contam histórias simples.

POLISSIA
DIREÇÃO Maïwenn
PRODUÇÃO França, 2011
ONDE Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca e Augusta e Lumière Playarte
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página