Descrição de chapéu Filmes

Muito antes do ChatGPT, robôs e IA brilharam em filmes e séries

Edição da newsletter Maratonar traz dicas do que ver no streaming sobre androides e robôs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

CHATGPT, ROBÔS, FILMES E SÉRIES

Em tempos de Chat-GPT, Alexa e aspiradores de pó que passam pano no chão, os robôs parecem estar entrando em cada vez mais partes das nossas vidas, para o bem e para o mal.

Discussões sobre os custos e benefícios dos avanços tecnológicos provavelmente existem desde a invenção da roda, e os filmes e séries não ficam de fora desse debate.

Abaixo, uma lista um pouco ludita de obras sobre os robôs que nos ajudam e os que querem nos dominar.

"O Exterminador do Futuro" (1984-2019)

A franquia iniciada por James Cameron é, talvez, o mais famoso alerta à possibilidade de desdobramentos nefastos caso uma inteligência artificial se torne senciente, ou seja, tome consciência de si mesma (e de sua superioridade sobre a humanidade).

Os filmes (já são seis, além de um seriado esquecido) seguem Sarah e John Connor, mãe e filho, que fogem de um robô enviado do futuro para matar o garoto e impedir que ele se torne o líder da resistência humana contra a Skynet, uma tecnologia que toma o controle do planeta.

Depois de um upgrade no segundo filme (dois robôs!), a franquia começa a perder o rumo (nada soletrado "Genisys" pode ser bom). Eu, pessoalmente, não acho o capítulo mais recente ("Exterminador do Futuro: Destino Sombrio") o mais horrível, mas eu, pessoalmente, gosto da ideia de ver a Mackenzie Davis dando marretadas na cabeça de um robô do mal.

Curiosidade: esta Folha, ansiosa, uma vez tentou adiantar o Juízo Final em dois dias. Uma correção foi publicada.

"O Exterminador do Futuro" (1984). Disponível no Prime Video. 107 min.

"O Exterminador do Futuro: O Julgamento Final" (1991). Disponível na MGM (streaming) e no Google Play e no iTunes (aluguel). 137 min.

"O Exterminador do Futuro 3 - Ascenção das Máquinas" (2003). Disponível na Paramount+ e no Google Play, Amazon e iTunes (aluguel). 109 min.

"O Exterminador do Futuro: A Salvação" (2009). Disponível na ClaroTV+ e no Google Play, Amazon e iTunes (aluguel). 115 min.

"O Exterminador do Futuro: Genisys" (2015). Disponível no Telecine e ClaroTV+, e no ClaroVideo, Google Play, Amazon e iTunes (aluguel). 125 min.

"O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio" (2019). Disponível na Star. 120 min.

"Ex-Machina: Instinto Artificial" (2015)

Primeiro longa dirigido pelo roteirista Alex Garland (já falei de "Aniquilação", também dele, aqui), acompanha Caleb (Domhnall Gleason), um programador de um buscador de internet que ganha um retiro de uma semana na mansão de Nathan (Oscar Isaac), seu excêntrico empregador. Lá, descobre que está participando de um teste para avaliar a "humanidade" de um andróide criado por Nathan, chamado Ava (Alicia Vikander). Será Caleb capaz de se relacionar com Ava? Será ela capaz de ter sentimentos? Como ele pode resistir a uma dançadinha com Nathan e a criada Kyoko?

Disponível para aluguel em ClaroVideo, Google Play, Amazon e iTunes. 108 min.

"Black Mirror" (2011- )

"Nossa, isso é muito ‘Black Mirror’" é uma expressão que parece ter saído de moda, apesar de avanços tecnológicos recentes se encaminharem ao encontro daqueles imaginados nesta antologia de ficção especulativa inglesa. Em cada capítulo —os filmes são independentes uns dos outros, sem continuidades— um aspecto da nossa realidade é ampliado por uma nova invenção, destacando os perigos e dilemas éticos e morais desses desenvolvimentos.

assisti a 2 dos 22 filmes disponíveis na Netflix, porque tudo me parece um pouco convencido demais, mas aí a realidade vai lá e concretiza as "previsões" da série... Uma sexta temporada está prometida para este ano.

Disponível na Netflix. 21 filmes e um filme interativo, com mais episódios por vir.

"A.I.: Inteligência Artificial" (2001)

Uma lista de filmes sobre inteligência artificial não poderia deixar de contemplar uma obra de título tão apropriado. Esta colaboração de Stanley Kubrick e Steven Spielberg é uma melancólica versão de Pinóquio com um ou dois finais a mais do que o necessário, sobre um mundo onde robôs não são mais novidade e povoam seu próprio submundo, descartados e descartáveis. Uma família, sofrendo com o adoecimento do filho, recebe um robô-menino (Haley Joel Osment) para substituí-lo. Logo, no entanto, a criança sai do hospital, e o andróide é abandonado —mas só depois de ser programado para amar e precisar do amor da mãe (Frances O'Connor).

Disponível para aluguel em ClaroVideo, Google Play, Amazon e iTunes. 146 min.

"A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas" (2021)

Roubado no Oscar do ano passado, o filme conta a saga da única família capaz de derrotar uma insurreição dos telefones celulares: os desencontrados Mitchells. Com um estilo de animação inovador e bem-humorado, a história nos mostra que sempre haverá coisas nas quais os humanos são melhores que as máquinas.

Disponível na Netflix. 110 min.

"Ela" (2014)

Antecipando a criação dos assistentes virtuais inteligentes, o filme que deu a Spike Jonze seu Oscar de Melhor Roteiro Original imagina um futuro próximo com sistemas operacionais de celulares capazes de aprender e se desenvolver —e se apaixonar? Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) recorre à companhia de sua assistente virtual Samantha (com a voz de Scarlett Johansson) para lidar com seu divórcio, até que o relacionamento se aprofunda. Certas diferenças, porém, se mostram maiores do que o casal pode superar (ele é um homem, ela, uma supertecnologia).

Disponível na Netflix e na Paramount+ e para aluguel no Google Play, Amazon e iTunes. 126 min.

"WALL-E" (2008)

No século 22, o consumismo desenfreado gerou quantidades tão grandes de poluição que a Terra se torna inabitável e os humanos são evacuados para grandes naves espaciais, enquanto robôs são deixados para trás para limpar a sujeira. Sete séculos depois, apenas uma máquina ainda trabalha na superfície, o pequeno Wall-E, que se apaixona por uma sonda, Eve, enviada do espaço para avaliar se já é possível retornar ao planeta. Aqui, há inteligências artificiais boas e más, máquinas que nos ajudam e que ficam bêbadas de poder, e que não resistem a um musical.

Disponível na Disney+. 96 min.

"Os Jetsons" (1962, 1985, 1987)

Esta lista estava um pouco pessimista, então resolvi lembrar do ideal platônico da tecnologia: carros que não precisam ser estacionados. Claro, um robô que cuide da casa como a Rosie, ou uma máquina que permite escolher seus os sonhos como a de Elroy parecem boas invenções, mas nada me faz suspirar como a ideia de nunca mais ter de fazer baliza. Clássico da animação da produtora Hanna-Barbera, a família Jetson vive num futuro imaginado que continua, 60 anos depois, muito além do nosso alcance.

Disponível na HBOMax. Três temporadas, 79 episódios

O que está chegando

As novidades nas principais plataformas de streaming

"Psicopata Americano" (2001)

Adaptada do livro de Bret Easton Ellis e dirigida por Mary Harron, esta sátira da cultura yuppie dos anos 1980 traz Christian Bale como o psicopata do título, um corretor cuja obsessão por manter as aparências de seu sucesso financeiro o leva a cometer uma série de assassinatos.

Disponível na Mubi desde domingo (2). 101 min.

"Treta" (2023)

Ali Wong e Steven Yeun interpretam Amy e Danny, duas pessoas para quem uma desavença no trânsito exacerba todas as pequenas e grandes frustrações da vida, levando os dois a dedicarem toda a sua energia à vingança.

Disponível na Netflix desde quinta (6). Uma temporada, 10 episódios

"Phoenix" (2014)

Sexta colaboração de Nina Hoss ("Tár") e Christian Petzold, "Phoenix" tem uma das melhores cenas finais que já vi, uma que faz o esforço de suspensão da realidade que a história cobra valer a pena. Nelly Lenz (Hoss), volta à Alemanha após sobreviver a Auschwitz com um novo rosto, devido a uma cirurgia reconstrutiva necessitada por um ferimento. Seu marido, Johnny, porém, não a reconhece, e propõe a ela que finja ser ela mesma para conseguir sua herança.

Chega à Mubi nesta sexta (7). 100 min.

"As Pequenas Coisas da Vida" (2023)

Kathryn Hahn ("WandaVision") estrela esta adaptação das colunas de aconselhamento de Cheryl Strayed, que combinavam recomendações com digressões autobiográficas da escritora. Strayed é mais conhecida como a autora e personagem principal de "Livre" (2014), filme que rendeu a Reese Witherspoon (aqui produtora) e Laura Dern indicações ao Oscar. Críticos que já viram os oito episódios dizem que o seriado não escapa dos momentos mais açucarados e de autoajuda do livro, mas a presença de Hahn e sua energia cômica e libidinosa ajudam a equilibrar o tom da série, que traz ainda Merritt Wever ("Inacreditável") como sua mãe em flashbacks.

Estreia nesta sexta (7) na Star+. Uma temporada, oito episódios de meia hora.

Veja antes que seja tarde

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

"Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" (2003)

O último filme live-action assistível de Tim Burton fica na HBOMax somente até o fim deste mês.

Deixa a HBOMax em 30 de abril. 125 min.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.