Descrição de chapéu Games tecnologia

'Super Mario Bros' no cinema é 'filho' de fracasso do Wii U; entenda

Insucesso no console levou empresa japonesa a se aventurar em novos negócios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as segundas no seu email? Inscreva-se abaixo.

A existência do longa de animação "Super Mario Bros – O Filme", que vem batendo seguidos recordes de bilheteria, pode ser em parte creditada a um dos maiores fracassos comerciais recentes da Nintendo: o Wii U.

Rebobinando
Após o estrondoso sucesso obtido com o Wii, que vendeu mais de 100 milhões de unidades no mundo todo, a Nintendo decidiu lançar em 2012 seu sucessor, o Wii U. O aparelho resultou num tremendo fracasso comercial.

  • Foram vendidas 13,6 milhões de unidades, pior número entre todos os videogames produzidos em larga escala pela empresa;
  • GameCube, por exemplo, teve 21,7 milhões de unidades comercializadas.

Nova fase
Após três anos seguidos apontando prejuízos em seus balanços, a Nintendo buscou em 2015 diversificar suas fontes de renda e se abriu para parcerias.

  • Mar.2015: Nintendo assina acordo com a DeNA, que passa a desenvolver jogos mobile com personagens de franquias da empresa japonesa. "Super Mario Run", "Animal Crossing: Pocket Camp" e "Mario Kart Tour" foram alguns dos jogos lançados em decorrência da parceria.
  • Mai.2015: Empresa fecha acordo com a Universal Parks & Resorts para abrir áreas temáticas da franquia Super Mario Bros. em seus parques temáticos. Dois estão em funcionamento, um em Osaka, aberto em março de 2021, e outro na Califórnia, inaugurado em fevereiro deste ano.

Fantasmas do passado
O movimento representou uma mudança radical para a empresa que, desde o fracasso do filme "Super Mario Bros." (1993), controlava com rédeas curtas suas franquias e produtos. Desta vez, porém, as parcerias renderam bons frutos para a empresa japonesa e foram até ampliadas.

  • Nintendo e DeNA fizeram uma joint-venture em novembro do ano passado e criaram a Nintendo System, empresa que ajudará a desenvolver o sistema de contas de usuários nos consoles e games da marca.
  • A parceria inicial com a Universal evoluiu para o acordo com a Illumination, subsidiária da gigante americana do entretenimento, para fazer "Super Mario Bros – O Filme", que já é um sucesso estrondoso.

US$ 377 milhões
foi o faturamento global de "Super Mario Bros – O Filme" nos primeiros cinco dias de exibição. Ele bateu o recorde de "Frozen 2" (US$ 358 milhões) como maior lançamento de um filme de animação e se consagrou como o maior estreia do ano nos cinemas

"Estávamos com medo por todos os fracassos de adaptações de franquias no passado, em que havia uma distância entre a visão dos criadores originais e aquela dos criadores dos filmes", afirmou o criador do Mario e diretor da Nintendo Shigeru Miyamoto, em entrevista à revista Variety, comentando o que fez a empresa demorar 30 anos para voltar a apostar em um filme do personagem.

Console do Wii U, da Nintendo - Phil McCarten 5.jun.2012/Reuters

Por que isso importa: além do lucro com a bilheteria, o sucesso de filmes e seriados baseados em games tem se mostrado um importante fator para ajudar a catapultar o interesse do público pelos próprios jogos.

  • "The Last of Us" Com o sucesso da adaptação do game da Sony para a TV pela HBO, os games da franquia tiveram um aumento repentino de usuários, afirmou a consultoria Newzoo.
  • "Cyberpunk 2077" O mesmo aconteceu com o título da CD Projekt RED, que teve um lançamento bastante turbulento, impactado pela falta de polimento e bugs, mas que passou por um "revival" após a série de anime "Cyberpunk: Mercenários" estrear na Netflix.

Pela lógica, o sucesso de "Super Mario Bros – O Filme" deve ajudar a Nintendo a impulsionar a venda de jogos protagonizados pelo encanador bigodudo e também do Switch, que já está na parte final de seu ciclo de vida.

Além disso, a empresa japonesa fortalece sua posição no mercado para o lançamento de seu próximo console, que não deve tardar a acontecer.

A aventura continua? Ainda que não exista nada confirmado, tudo indica que a parceria nos cinemas não vai parar por aí.

"Não estou autorizado a falar sobre isso [novos filmes] agora", disse Chris Meledandri, CEO da Illumination em entrevista à Bloomberg sobre o lançamento de "Super Mario Bros – O Filme", completando em seguida: "Com certeza esperamos fazer mais coisas juntos".

O próprio filme deixa em aberto a possibilidade de uma sequência nas cenas pós-créditos.


Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

A imensidão do mar é um dos exemplos mais palpáveis da insignificância humana. Não por acaso, monstros marinhos habitam o imaginário popular desde os primórdios, chegando à literatura e ao cinema. Poucos games, no entanto, conseguem captar o sentimento de terror e impotência que o oceano pode proporcionar. "Dredge" é um dos raros exemplos de jogos que fazem isso com sucesso. Lançado em 30 de março, o game coloca o jogador no papel de um pescador perdido que precisa navegar em um estranho arquipélago enquanto foge de monstros e desvenda mistérios inspirados nos livros de H. P. Lovecraft. Ainda que falte certa profundidade ao enredo, o jogo capta muito bem o clima de desespero que pode acometer uma pessoa ao se ver à deriva à noite no meio do mar.

*O jornalista recebeu uma cópia do jogo para teste.

Imagem do game 'Dredge', desenvolvido pelo estúdio neozelandês Black Salt Game
Imagem do game 'Dredge', desenvolvido pelo estúdio neozelandês Black Salt Game - Divulgação

Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • A Sega anunciou que deve comprar a Rovio, criadora da franquia "Angry Birds", por 706 milhões de euros (R$ 3,8 bilhões). Segundo a empresa, a proposta foi bem recebida pelo conselho de administração da desenvolvedora finlandesa. A empresa japonesa espera que o negócio seja concretizado até agosto.
  • A Nintendo entrou com uma ação nos EUA contra o Discord para que ele revele informações de usuários da plataforma que vazaram imagens de um livro de arte de "The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom", afirmou o site TorrentFreak.
  • A empresa japonesa também publicou na última semana um novo trailer oficial do seu próximo lançamento.
  • O New York Times desenvolveu um jogo matemático para entrar no seu catálogo de games. Em "Digits", que está em fase de testes abertos, o jogador precisa fazer contas com uma quantidade limitada de números para chegar a um resultado específico.
  • A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos adicionou ao seu acervo a música tema original do jogo "Super Mario Bros.". Essa é a primeira música de um jogo de videogame adicionada à tradicional biblioteca americana.
  • A Media Molecule anunciou que vai encerrar em 1º de setembro seu suporte à "Dreams", plataforma de criação de jogos amadores para PlayStation 4. Segundo a empresa, os jogadores continuarão podendo criar, compartilhar e jogar os games da plataforma, mas não serão realizadas novas atualizações no software ou eventos para a comunidade.
  • O serviço de assinatura de games Ubisoft+ já pode ser acessado nos consoles Xbox. A novidade foi anunciada na última quinta (13) pela empresa francesa. Anteriormente, o serviço só dava acesso a jogos para PCs. A assinatura custa R$ 49,99 por mês.
  • A Microsoft lançou o Xbox Game Pass, seu serviço de assinatura de games, em mais 40 países na última semana. Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai estão entre as regiões que passaram a ser atendidas pelo serviço.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

18.abr
"Disney Speedstorm": R$ 159,90 (PS 4/5), R$ 169,90 (Switch, Xbox One/X/S), preço não disponível (PC)
"God of Rock": R$ 112,45 (Switch, Xbox One/X/S), R$ 149,50 (PS 4/5), preço não disponível (PC)
"Minecraft Legends": R$ 147,45 (Switch), R$ 199,95* (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S)
"The Mageseeker: A League of Legends Story": R$ 88,99 (PC), R$ 159,90 (Switch, PS 4/5, Xbox One/X/S)

19.abr
"Final Fantasy Pixel Remaster": R$ 374,50** (Switch), preço não disponível (PS 4)
"Horizon Forbidden West: Burning Shores": R$ 104,90 (PS 5)

20.abr
"Coffee Talk Episode 2: Hibiscus & Butterfly": R$ 49,45 (Xbox One/X/S), R$ 70,16 (Switch), R$ 74,50 (PS 4/5), preço não disponível (PC)
"Lost Epic": R$ 86,25 (Switch)
"Super Meat Boy Forever": preço não disponível (Android, iOS)

21.abr
"Advance Wars 1+2: Re-Boot Camp": R$ 299 (Switch)
"Dead Island 2": R$ 299 (PC), R$ 349,90 (PS 4/5), R$ 390 (Xbox One/X/S)

*Disponível no Xbox Game Pass
**Pacote com todos os seis jogos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.