Descrição de chapéu Virada Cultural

Guarda Civil Metropolitana intervém com spray de pimenta após briga na Virada Cultural

OUTRO LADO: Secretaria Municipal de Segurança Urbana diz que GCM não foi responsável por gás de pimenta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo usaram gás de pimenta para dispersar uma briga entre duas mulheres em frente ao Palco M'Boi Mirim, na Virada Cultural.

Famílias e crianças presentes no Palco M'Boi Mirim sofrem efeitos do gás de pimenta lançado pela GCM - Vinicius Barboza 27.mai.2023/Folhapress

A confusão aconteceu no início do show de Henrique e Diego, por volta de 21h15. Agentes da GCM ouvidos pela reportagem afirmaram que o gás foi usado apenas no foco da confusão, para afastar as duas mulheres. No entanto, o gás afetou famílias e crianças que estavam próximas.

Procurada pela Folha, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) afirma que "o uso do espargidor de gás pimenta não foi realizado pelos Guardas Civis Metropolitanos". A situação foi checada com equipes da GCM que atuaram no local, segundo a SMSU.

Dois funcionários que fazem a segurança da Virada Cultural foram atingidos. Um deles, que preferiu não ser identificado, conta que o gás foi lançado no momento em que os seguranças apartavam a confusão.

O código de conduta da GCM recomenda um uso moderado da força, o que inclui uma primeira tentativa de abordagem após o início da ocorrência. Em seguida, são utilizados artifícios não letais, como cassetete, bombas de gás ou balas de borracha. O disparo de armas letais é realizado apenas em último caso.

A SMSU diz que o uso de spray de pimenta não é considerado uso desproporcional, já que o equipamento é utilizado para controle de conflitos em locais com grande concentração de pessoas.

Uma mulher e dois homens foram atendidos no posto médico. Essa foi a única confusão ocorrida no Palco M'Boi Mirim. Até então, o clima era de tranquilidade e festa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.