Descrição de chapéu Livros

Livro de Marçal Aquino é retirado de lista de vestibular após polêmica com deputado

Universidade de Rio Verde, a UniRV, cortou 'Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios' das obras indicadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Universidade de Rio Verde, a UniRV, em Goiás, decidiu retirar um livro do escritor Marçal Aquino de sua lista de obras indicadas para seus vestibulares. "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", publicado em 2005 pela editora Companhia das Letras, virou alvo de polêmica depois de um vídeo publicado pelo deputado federal Gustavo Gayer, do PL, no Instagram.

Segundo Gayer, a obra apresenta "conteúdo literário pornográfico".

0
O escritor e roteirista Marçal Aquino posa para foto em sua casa, em São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

"Por que pé de maconha, xoxota e pau estão fazendo parte de um livro, um conteúdo literário, para que seja feita uma prova para ingressar na faculdade?", pergunta o deputado no vídeo.

Em nota de 26 de abril, a universidade afirma que a composição das provas dos processos de vestibulares fica sob a responsabilidade de "uma banca de professores, atuantes em escolas públicas e particulares de todo o país".

"A estes professores compete a indicação das obras literárias e elaboração das questões, observando o conteúdo programático das disciplinas do núcleo comum do ensino médio", diz o texto.

"Em relação ao livro do autor Marçal Aquino, trata-se de uma obra da literatura brasileira contemporânea, trabalhada nos principais cursinhos pré-vestibulares e presente na lista obrigatória de diversos concursos do país, motivo pelo qual a banca o teria indicado para o vestibular da UniRV. Porém, a Coordenação do Vestibular, ao tomar ciência do conteúdo do livro e da polêmica gerada, decidiu pela exclusão imediata da referida obra da lista literária indicada para o vestibular."

Em 2011, "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios" foi transformado em filme pelos diretores Beto Brant e Renato Ciasca, com a atriz Camila Pitanga no papel principal.

Em nota, a editora Companhia das Letras, responsável pela publicação do livro, disse repudiar "qualquer tipo de censura".

"E, diante de uma situação como essa, declara seu apoio a Marçal Aquino, autor vencedor do prêmio Jabuti e com obras lançadas na Alemanha, na Espanha, na França, no México, em Portugal e na Suíça", comentou, em postagem no Instagram.

A Academia Brasileira de Letras também se manifestou. "A Academia se solidariza com o escritor Marçal Aquino e deplora a censura de que foi alvo seu romance 'Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios'. Engajamo-nos ao lado de todos os que desejam revogar a arbitrária proibição", escreveu nas redes sociais.

"Acata-se a opinião de um deputado, que não é a pessoa mais apropriada para julgar se o livro é adequado ou não para o vestibular - diz Aquino. - Se a pressão de um deputado é maior do que sua própria comissão avaliadora, então colocaram sob suspeição todos os demais livros do vestibular. Recusam o debate e simplesmente censuraram. A cara do Brasil de hoje", disse Aquino ao jornal O Globo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.