Descrição de chapéu Moda Rita Lee

Relembre relação de Rita Lee com a moda, de óculos vermelhos e botas prateadas

Cantora trajou vestido de noiva em capa de disco e fez famoso look transparente adornado com estrelas prateadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A maior estrela do rock brasileiro não era conhecida só por suas músicas. Com seu tradicional cabelo vermelho e óculos redondos de lentes na mesma tonalidade, Rita Lee, morta nesta segunda-feira (8) aos 75 anos, tinha também uma estreita relação com a moda.

"Rita Lee sempre teve um estilo pessoal muito forte, igual a seu comportamento. Quando começou a carreira, sua roupa tinha uma ligação com o estilo 'boho', movimento contracultural americano iniciado pelos hippies dos anos 1960. Ao longo do tempo, ela certamente sempre usou o que não considerava careta", diz por mensagem Costanza Pascolato, empresária e consultora de moda.

A cantora Rita Lee em show em comemoração aos seus 40 anos de carreira - Marcia Ribeiro/Folhapress

Um de seus looks mais conhecidos é um vestido de tela transparente adornado com dezenas de estrelas prateadas, que data do final dos anos 1970 e que estampou a divulgação da exposição da cantora no Museu da Imagem e do Som, o MIS, em São Paulo.

Nesta mostra estava exposto também um macacão drapeado na cor creme, uma criação da estilista americana Norma Kamali que a cantora usou na capa do disco "Lança Perfume", de 1980. O figurino encantou Elis Regina, que copiou o look em sua última turnê.

A cantora Rita Lee, durante ensaio fotográfico para revista Serafina, em Belo Horizonte - Felipe Hellmeister/Folhapress

Na década seguinte, a cantora se vestiu com um figurino que lembrava Nossa Senhora Aparecida para um show que fez com os Rolling Stones no Rio de Janeiro. À época, a arquidiocese carioca divulgou uma nota de protesto.

Antes de se lançar em carreira solo, Rita se apresentou numa competição na Record em 1968 com sua banda Os Mutantes trajando um vestido de noiva que ela havia pegado emprestado da atriz Leila Diniz, que à época gravava a novela da Globo "O Sheik de Agadir".

O vestido foi parar também na capa do segundo disco do grupo, na qual ela aparece cantando e tocando guitarra ao lado de Sérgio Dias e Arnaldo Baptista.

De acordo com entrevista de seu filho Beto Lee ao jornal O Estado de S. Paulo, a roqueira lhe ensinou que não dá para subir ao palco com a mesma roupa que se usa todos os dias. "Ela sabe montar um visual como ninguém", disse Beto.

Outra marca registrada sua eram as botas prateadas de salto, que ela teria roubado da Biba, uma loja em Londres que vendia roupas para os descolados locais na década de 1960. Rita provou a bota e disse para a vendedora que estava apertada. A atendente então foi buscar um número maior e a cantora saiu da loja vestindo o calçado.

Os Mutantes Sergio Dias, Rita Lee e Arnaldo Baptista, durante apresentação no Festival Internacional da Canção
Os Mutantes Sergio Dias, Rita Lee e Arnaldo Baptista, durante apresentação no Festival Internacional da Canção - Reprodução

A cantora chegou a lançar uma linha de óculos com a marca Chilli Beans, no ano passado, incluindo alguns modelos com bastante brilho na armação ao redor das lentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.