Descrição de chapéu Moda

SPFW lembra 'Matrix' e homenageia Cora Coralina com influencer de 82 anos

Desfiles da Forca Studio e da Thear neste sábado foram de looks brutos a roupas confortáveis de fibras naturais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sob o barulho constante de serras elétricas contra placas de metal, a Forca Studio mostrou sua nova coleção neste sábado (27), penúltimo dia de São Paulo Fashion Week.

A apresentação foi no pátio de uma distribuidora de produtos siderúrgicos na Mooca, ambientado com grandes guindastes e andaimes nos quais construtores trabalhavam como se estivessem numa obra.

Assim como a locação, as roupas eram brutas. Calças pretas de borracha com caimentos em camadas, longos casacos pretos e vestidos de látex —ambos com uma estética que lembra os filmes "Matrix" ou "Alien"—, e botas de salto quadrado com placas de metal desenvolvidas pela Corcel, marca especializada em calçados.

Looks da Forca Studio na São Paulo Fashion Week N55
Looks da Forca Studio na São Paulo Fashion Week N55 - Ze Takahashi / @agfotosite

Muitas das peças desfiladas tinham recortes em formas geométricas que deixavam o corpo à mostra, dando um bem-vindo ar sexy à um vestuário que poderia ser só austero. Vale destacar também um casaco mais justo ao corpo feito de couro de pirarucu, que nesta coleção ganha um ar industrial, à la Rico Owens, fugindo da pega ecológica geralmente associada à pele deste peixe.

Intitulada "Construção", esta é a terceira coleção em menos de um ano de existência da grife paulistana —o nome é um comentário sobre o próprio crescimento da marca, segundo um dos diretores criativos, Silvio de Marchi.

Na passarela do Komplexo Tempo, um conjunto de galpões na Mooca que sediam parte dos desfiles, isso se traduziu em roupas confortáveis feitas com fibras naturais, visualmente bonitas mas não arrebatadoras. Em tons de azul, branco e ocre, os vestidos, tops e saias desfilados passavam calma e contenção, mas o que roubou a cena mesmo foram os colares e brincos cintilantes da designer de joias Eleonora Hsiung.

O público se comoveu com a entrada da influencer de moda de 82 anos Vó Izaura, que fechou o desfile com um vestido off-white com as mangas e a barra ornadas com rendas.

Fora da sala de desfiles, o movimento era relativamente tranquilo, bem mais do que na edição anterior da semana de moda, em novembro do ano passado. Há menos ações de patrocinadores, menos movimento e, por consequência, menos pessoas tirando selfies —embora os looks dos fashionistas sigam igualmente produzidos.

Looks desfilados pela Thear na SPFW N55
Vó Izaura, influencer de 82 anos, em desfile da Thear, na SPFW N55 - Ze Takahashi / @agfotosite

Na sequência, a marca carioca AZ Marias fez um desfile de moda feminina com muitos tons de azul, de acordo com o tema da coleção —água. O dourado apareceu também, tanto no vestido que abriu o show quanto num casaco adornado com conchinhas. Redes de pesca faziam as vezes de saia, de acessório para a cabeça ou de bolsa, numa apresentação irregular com looks desenhados para diferentes corpos, não só para quem é magro.

O sábado terminou com um desfile curto de Weider Silveiro, respeitado pela qualidade do seu trabalho. Natural do Piauí, o estilista buscou na sua infância as referências para a nova coleção, com looks que valorizam a costura manual de tias e avós mas que carregam a cara do agora e não do passado.

Na passarela, ao som de "Cajuína", de Caetano Veloso, as roupas feitas com as técnicas do fuxico e de amarrações em tiras de malha progrediram dos alaranjados para os ocres, seguidas de verdes e pretos.

Um vestido preto todo de fuxico foi um dos destaques, assim como um conjunto desfilado pelo DJ e personalidade da noite Johnny Luxo —uma regata alongada com um círculo vazado do lado esquerdo das costelas combinado com uma calça bicolor em verde e ocre. As bolsas vieram em tamanho máxi, com longas tiras na lateral que se estendiam até o chão.

A edição 55 da São Paulo Fashion Week termina neste domingo (28).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.