Como Teatro Oficina inspirou laboratório futurista na Europa

Considerado o futuro da arquitetura, estrutura ecológica foi feita usando sal, girassóis e urina reciclada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ateliê Luma, laboratório de design e pesquisa localizado no sul da França, foi inspirado no Teatro Oficina, em São Paulo –projeto assinado pela arquiteta Lina Bo Bardi.

Em entrevista ao jornal The Guardian, Maria Lisogorskaya, uma das responsáveis pelo laboratório, disse que a longa galeria de madeira de pé-direito duplo da estrutura foi inspirada no projeto de Bo Bardi, o que dá um ar teatral ao local.

Teatro Oficina, em São Paulo - Marlene Bergamo/Folhapress

A estrutura, localizada na cidade francesa de Arles, foi feita de forma ecológica, usando sal, girassóis e urina reciclada.

As maçanetas das portas foram feitas de sal; as paredes, de girassóis e os móveis foram feitos de uma planta de origem japonesa. O prédio foi pintado com corantes feitos de urina filtrada. A construção é tida como o futuro da arquitetura.

Considerada uma das mais importantes arquitetas do Brasil, Lina Bo Bardi foi responsável pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo, inaugurado em 1947, e recebeu um Leão de Ouro póstumo, a maior homenagem da Bienal de Arquitetura de Veneza.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.