Entenda por que Prince, há 30 anos, mudou seu nome para símbolo indizível

Voz de 'Purple Rain', que faria 65 anos nesta quarta, decidiu adotar imagem inédita e gerou confusão em sua gravadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se estivesse vivo, Prince completaria 65 anos nesta quarta-feira (7). Além do nascimento da voz de "Purple Rain", a data marca ainda a mudança de seu nome para um símbolo impronunciável, há 30 anos.

Capa do álbum conhecido como "Love Symbol", com imagem de símbolo que Prince adotou como nome
Capa do álbum conhecido como "Love Symbol", com imagem de símbolo que Prince adotou como nome - Reprodução

Junção das imagens que representam os gêneros masculino e feminino, acrescida de um elemento que remete a uma corneta, o símbolo representa um dos grandes mistérios da carreira de Prince, marcada por excentricidades e rebeldia.

Ao anunciar a mudança, em junho de 1993, o artista se limitou a dizer: "É um símbolo impronunciável cujo significado não foi identificado. Diz respeito a pensar de novas formas, a sincronizar com uma nova frequência". Em inglês, a nota brincava com a palavra frequência, escrita como "free-quency", com o termo equivalente a liberdade à frente.

Por isso, muitos assumiram na época que a mudança foi uma tentativa de Prince se livrar de sua gravadora, a Warner Music, que ele acusava de podar seus lançamentos musicais e de controlar decisões artísticas referentes à sua carreira.

Prince havia assinado um contrato com a empresa, não sua nova persona inominável, dizia. Legalmente, porém, a troca de nome não tinha qualquer impacto.

Como o símbolo não existia, veículos de imprensa e canais de televisão começaram a se referir ao músico com a própria imagem da insígnia ou como "o artista previamente conhecido como Prince". Assim, a suposta tentativa de boicotar a gravadora acabou rendendo poucos frutos, e se tornou piada na indústria.

Antes de ser adotado como nome, o símbolo já havia aparecido em artes e capas de discos de Prince, em diferentes versões. Originalmente, ele não tinha o elemento de corneta, adicionado para que o músico pudesse registrá-lo como sua propriedade intelectual.

Prince em 'Purple Rain'
Prince em "Purple Rain" - Divulgação

Seu álbum conhecido como "Love Symbol", de 1992, na verdade levava o símbolo como nome. Na ausência de uma palavra para batizá-lo, ele acabou ganhando, popularmente, o título de símbolo do amor.

Também era de longa data a tendência de Prince usar símbolos e números na escrita. O dois e o quatro, por exemplo, com frequência faziam as vezes das preposições inglesas "to" e "for" nas notas que ele emitia.

Prince nunca deu uma explicação exata para a existência do símbolo e, anos depois, reverteu a mudança, já fora da Warner Music. Ele disse, no entanto, que ela aconteceu porque seu espírito o havia guiado para isso, como uma forma de se divorciar de seu passado.

"Assim que aconteceu, muitas coisas começaram a mudar na minha vida. As pessoas podem dizer algo sobre o Prince, o que costumava me incomodar, mas assim que mudei de nome isso deixou de ter um efeito sobre mim", afirmou à MTV em 1999.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.