Descrição de chapéu Televisão LGBTQIA+

Globo corta sexo lésbico em 'Aruanas' e joga especial LGBTQIA+ para madrugada

Emissora cortou conteúdo da TV aberta, enquanto internautas veem movimento do canal para agradar ao público conservador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Globo cortou cenas de relações lésbicas da série "Aruanas" em episódio que foi ao ar na TV aberta nesta terça-feira. A emissora já havia suprimido uma cena de beijo entre Olga, papel de Camila Pitanga, e Ivona, vivida por Elisa Volpato, em 16 de maio.

Agora, omitiu uma sequência de sexo entre as duas que segue disponível na íntegra do episódio no streaming Globoplay, plataforma em que a produção foi lançada primeiro. Ao todo, são cinco cenas de relações lésbicas cortadas nos últimos dias.

Em foto colorida, duas mulheres aparecem se beijando em cena de uma serie de TV
Beijo entre personagens de Camila Pitanga e Elisa Volpatto em 'Aruanas' - Reprodução/Globoplay

Os cortes acontecem em meio a especulações, feitas por internautas e colunistas do meio, de que a emissora estaria tentando deixar seu conteúdo mais palatável para o público conservador, especialmente o evangélico, com quem estaria tentando fazer as pazes.

Em paralelo, o especial "Falas de Orgulho", feito para celebrar a diversidade LGBTQIA+, será exibido na madrugada neste ano.

O horário é próximo ao dos outros programas do projeto "Falas: Histórias Impossíveis", sempre exibido na segunda linha de show da emissora. Apesar disso, destoa do especial do ano passado, que foi exibido logo após as novelas, obtendo audiência alta e uma boa repercussão nas redes.

Em nota, a Globo diz que o horário apenas segue o padrão do programa onde está inserido. A emissora não comentou a diferença em relação ao especial do ano passado.

Sobre os cortes em "Aruanas", a Globo diz que eles fazem parte de um processo rotineiro de adaptação do conteúdo à TV aberta.

Elisa Volpatto, atriz da série, no entanto, criticou o corte. "Sinceramente, há avanços que a gente faz em sociedade que a gente não pode voltar para trás", disse em uma postagem no Instagram.

O "Falas de Orgulho" deste ano vai contar a história de Lena, papel de Ana Flávia Cavalcanti, uma mulher cisgênero, e Kátia, papel de Kika Sena, uma mulher trans, que formam um casal. As duas vão morar juntas e se esforçam para se adaptar à vizinhança.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.