Descrição de chapéu Artes Cênicas

Amir Haddad faz 86 anos em festival de teatro com Pedro Cardoso e Andrea Beltrão

Evento na Lapa carioca tem peças como 'Antígona', 'Virginia' e 'Zara Tustra', dirigidas pelo veterano, a preços populares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Famosa por sua boemia, endereço da cantora Carmen Miranda, do poeta Manuel Bandeira e do pintor Cândido Portinari, dada por decadente a cada geração, a Lapa volta a fazer pulsar a vida teatral carioca, como na época em que a atriz Dercy Gonçalves se apresentava por ali.

A partir desta segunda, e ao longo de 13 dias, acontece o 1º Festival de Teatro Amir Haddad, no Centro Cultural Casa do Tá na Rua, na avenida Mem de Sá, centro nervoso do bairro carioca. Isso apesar do diretor, que acaba de completar 86 anos, ser taxativo. "Eu não quero teatro na minha vida", diz. "Eu quero vida no meu teatro. O teatro que eu faço é sempre vivo, ao alcance de todos."

O diretor de teatro Amir Haddad
O diretor de teatro Amir Haddad - Vidafodona/Divulgação

O festival, com concepção e curadoria de Máximo Cutrim, ator e integrante do Tá na Rua, contará com espetáculos que tiveram a direção ou supervisão do próprio Haddad. Os ingressos são a preços populares, com inteira a R$ 20.

O evento contará também com uma programação gratuita com exibição de filmes como "O Beijo no Asfalto", dirigido por Murilo Benício, oficinas de teatro, apresentações musicais noturnas e conversas, como com o cineasta Silvio Tendler.

Além disso, uma exposição reconta a trajetória de Haddad em suas distintas atividades —como ator, diretor, professor, pesquisador e ativista cultural— por meio de instalações artísticas, objetos pessoais, fotografias, vídeos e depoimentos.

"Eu trabalho nas ruas há mais de 45 anos, passei pouquíssimas vezes o chapéu", conta o diretor. "Nós não podemos vender o melhor que temos para dar."

Nesta segunda, o festival abre com o monólogo "Virginia", protagonizado pela atriz Claudia Abreu, que tem rodado o país com o espetáculo baseado na vida e obra da escritora britânica Virginia Woolf, autora de "Mrs. Dalloway".

Outra peça de sucesso que será apresentada é a "Antígona", protagonizada por Andrea Beltrão. A adaptação do texto de Sófocles tem dramaturgia da atriz e do diretor feita a partir da tradução de Millôr Fernandes. Haddad é o responsável pela direção da montagem.

O monólogo "Recém-Nascido", do ator Pedro Cardoso, que fez temporada recentemente em São Paulo, faz sua estreia no Rio de Janeiro durante o festival. Nele, o ator trata dos sentimentos de uma pessoa que se recorda de seu nascimento e atesta que era mais feliz antes de nascer. O espetáculo teve supervisão de Amir Haddad.

"A Alma Imoral", de Clarice Niskier, adaptação do livro homônimo do escritor Nilton Bonder que já teve mais de 600 mil espectadores —ao longo de 16 anos, só saiu de cartaz durante a pandemia—, também faz parte da programação.

0
Andrea Beltrão, em 'Antígona' - Nana Moraes/Divulgação

A atriz também estará junto do ator Isio Ghelman no espetáculo "Coração de Campanha", que aborda a chegada da pandemia causada pelo coronavírus e as mudanças e questões que ela trouxe para a vida íntima de um casal às vésperas do divórcio.

"A maior parte eu supervisionei", afirma o diretor, que, após mais de 400 espetáculos, prefere hoje fazer esta função. "Você faz o papel de Deus. Dá duas ou três sugestões e melhora."

Amir Haddad subirá ao palco do festival em "Zara Tustra", com Viviane Mosé e o grupo Tá na Rua, encenando uma adaptação do prólogo do livro "Assim Falava Zaratustra", de Friedrich Nietzsche.

Ele conta que, quando atua como diretor, "a primeira palavra é sempre do ator". Se este não disser nada, ficam ambos em silêncio. E que vê seu trabalho no teatro brasileiro, assim como do diretor Aderbal Freire-Filho, que tem enfrentado problemas de saúde, como uma forma de resistência. "Nós fazemos o teatro ligado à palavra, ao ator", diz.

O diretor, que não faz nada em sua vida "com más expectativas", espera que este seja o primeiro de muitos festivais no Rio. "A ideia é fazer um acontecimento teatral no Rio de Janeiro. Eu sempre tive confiança no teatro. O teatro vai ser a coisa mais importante do Rio de Janeiro."

1º Festival de Teatro Amir Haddad Informações e Programação Completa: Ingressos .

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.