Maria Bethânia comemora durante show decisão que tornou Bolsonaro inelegível

Plateia vibrou e aplaudiu quando cantora fez referência à condenação do ex-presidente por atacar o sistema eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora Maria Bethânia comemorou durante um show em Lisboa a decisão do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, que tornou o ex-presidente Bolsonaro, PL, inelegível por oito anos.

A comemoração aconteceu neste sábado quando a artista participou do Festival Jardins do Marquês. Na ocasião, ela cantava a música "Cálice", de Chico Buarque.

Imagem da cantora Maria Bethânia - Jorge Bispo/Divulgação

A canção foi composta durante a ditadura militar e faz referência à limitação das liberdades individuais impostas pelo regime. Ao fim da apresentação, ela disse "inelegível, oito anos, viva o Brasil". Nesse momento, a plateia vibrou e começou a aplaudir a artista.

Nesta sexta-feira, o TSE decidiu por cinco votos a dois tornar Bolsonaro inelegível após ele espalhar mentiras e atacar o sistema eleitoral.

O ex-presidente, que tem 68 anos, somente estará apto a se candidatar novamente em 2030, aos 75 anos de idade, ficando afastado portanto de três eleições até lá, sendo uma delas a presidencial de 2026.

A ação julgada teve como foco a reunião em julho do ano passado com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Na ocasião, a menos de três meses da eleição, Bolsonaro fez afirmações falsas e distorcidas sobre o processo eleitoral, alegando estar se baseando em dados oficiais, além de buscar desacreditar ministros do TSE.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.