Descrição de chapéu Televisão Rússia

Saiba como a Rússia usou a novela 'Mulheres de Areia' para promover as eleições

O sucesso da história de rivalidade entre as irmãs Ruth e Raquel foi usado para garantir que pessoas fossem votar em 1996

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Mulheres de Areia", novela escrita por Ivani Ribeiro, foi vendida para mais de 25 países tamanho seu sucesso. Mas, na Rússia, o enredo tomou um papel ainda mais importante.

Em foto colorida, homem e mulher posam na praia
Guilherme Fontes e Gloria Pires são os protagonistas de 'Mulheres de Areia' - Divulgação/TV Globo

Em 1996, a trama era exibida pela televisão estatal russa com o título "O Segredo de Tropicana", em alusão a "Tropicaliente", outra novela brasileira que fez sucesso no país.

O governo de Boris Ieltsin, então, determinou que os últimos capítulos fossem exibidos no dia da eleição, para impedir que as pessoas viajassem e faltassem às urnas. Isso porque, naquele ano, a eleição coincidiu com a data de um feriado —e a população tenderia a sair de casa. Ieltsin venceu seu oponente, Guennadi Ziuganov, com 57,2% dos votos.

"Mulheres de Areia" está sendo exibida pela quarta vez na Globo. No centro da trama, está a rivalidade das gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Glória Pires.

Enquanto a primeira é calma e doce, sua irmã é egoísta e má e procura conquistar o namorado de Ruth, o empresário Marcos Assunção, interpretado por Guilherme Fontes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.