Descrição de chapéu Filmes mostra de cinema

Filho de Léa Garcia, morta aos 90, se emociona com homenagem em Gramado

Organização cogitou interromper o festival, mas Marcelo Garcia decidiu seguir com entrega do prêmio, que levou a atriz à cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gramado (RS)

Marcelo Garcia, filho da atriz Léa Garcia, recebeu nesta terça-feira, dia 15, no Festival de Cinema de Gramado o prêmio que seria entregue à sua mãe, que morreu pela manhã aos 90 anos após um infarto agudo do miocárdio.

Léa Garcia e Laura Cardoso, homenageadas com o troféu Oscarito no Festival de Gramado
Léa Garcia e Laura Cardoso, homenageadas com o troféu Oscarito no Festival de Gramado - Cleiton Thiele/Divulgação

A artista seria homenageada por toda sua obra com o prêmio Oscarito, às 20h. A organização do evento havia decidido adiar a homenagem, mas Marcelo optou por subir no palco do Palácio dos Festivais em deferência à mãe. Emocionado, de roupa branca e óculos escuros, disse que jamais dormiria tranquilo se não recebesse o prêmio.

"As pessoas queriam parar o festival, eu falei 'não', é o desejo dela. Léa nasceu no palco, ela ama o palco, ama o teatro, ama o TV, o cinema", afirmou. "Ela deixa um legado a muitos que estão começando, aos que guerrearam, que guerreiam, a nós da cultura. Eu só tenho uma coisa a falar que ela falaria: não desistam!, não desistam!"

Léa estava na cidade desde sábado e compareceu a estreias do festival, como a do novo filme de Kleber Mendonça Filho, "Retratos Fantasmas". Sentou ao lado de Laura Cardoso, que vai receber a mesma honraria destinada à atriz na sexta-feira (18).

Em Gramado, Léa recebeu o Kikito, prêmio máximo do festival, pelo trabalho nos filmes "Filhas do Vento", "Hoje tem Ragu" e "Acalanto".

"Me consolei pensando que ela partiu num lugar em que era muito prestigiada", afirmou à Folha a atriz Letícia Colin. "Poxa, ganhar quatro Kikitos… Espero que seus momentos aqui tenham sido muito agradáveis, Gramado era especial para ela."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.