Saída do festival Burning Man tem engarrafamento quilométrico no deserto

Chuvas transformaram o local do evento em um lamaçal, e os frequentadores foram impedidos de sair da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de enfrentarem um fim de semana de tempestades no Deserto Black Rock, em Nevada, nos Estados Unidos, os participantes do festival Burning Man agora estão num engarrafamento quilométrico para deixar o local.

Esse movimento de saída do Burning Man se repete todos os anos e é popularmente conhecido como Êxodo.

Arco-íris depois da tempestade no festival Burning Man - AFP

Segundo cálculos oficiais, 73 mil pessoas participaram do festival. No domingo, a multidão ficou à deriva num mar de lama, sem conseguir deixar a região, por causa de uma tempestade que atingiu o deserto no sábado. Leon Rice, de 32 anos, morreu durante a chuva. A causa da morte ainda não foi informada.

Por causa da chuva, a organização do Burning Man ofereceu abrigo às pessoas, impedindo que elas deixassem o deserto no fim de semana. Os organizadores também estabeleceram um limite de velocidade para os automóveis que circulavam no local. Também orientaram os participantes, todos ilhados, que estocassem água e combustível, garantido mantimentos pata o tempo em que ficassem no deserto.

A atual edição do Burning Man se iniciou em 27 de agosto e estava previsto para terminar nesta segunda-feira (4). O festival, que acontece desde 1986 no deserto Black Rock, atrai hippies e esotéricos de todo o tipo. É um tradicional evento da contracultura, que mistura música e espiritualidade.

No encerramento, uma figura de 12 metros de altura, que dá nome ao festival, é queimada pelos participantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.