Selton Mello é detetive cego em 'França e o Labirinto', podcast com som 3D

Audiossérie, primeira produção 100% brasileira do Spotify, apresenta mistério e humor ácido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Em meio ao barulho da chuva, se destaca outro som líquido —o uísque no copo com gelo. Um telefone toca, alguém reage contrariado: "Tá de brincadeira, bicho… No meio da noite não".

Está desenhada, em poucos segundos, a primeira cena, a que desencadeia a trama de "França e o Labririnto", audiossérie de ficção do Spotify que traz Selton Mello no papel principal. Ele interpreta o detetive França, cego, de humor ácido, vida pessoal desajustada, um casamento fracassado na bagagem e que tem em seu histórico a resolução de um caso famoso de um serial killer, o Assassino do Labirinto.

Selton Mello
Selton Mello que faz a nova audiossérie brasileira 'França e o Labirinto' - Bruno di Torino/Divulgação

Os primeiros segundos de "França e o Labirinto" já apresentam a proposta da audiossérie. A definição sonora, a sensação de profundidade que permite que se separe nos fones o som do uísque e o som da chuva, expõe de cara a tecnologia de áudio binaural, que sugere o efeito tridimensional —a série é a primeira no Brasil a usá-la de forma integral.

O telefonema recebido pelo personagem de Selton o leva a uma cena de crime que funciona como estopim da narrativa. Trata-se de um assassinato que França acredita se conectar com o antigo e célebre caso resolvido por ele. A investigação o leva a ter que lidar com fantasmas do passado.

"França e o Labirinto" também marca, de certa forma, um reencontro de Selton com seu próprio passado. Entre os 12 e os 22 anos ele foi dublador —ou seja, como agora, atuava tendo a voz como única ferramenta.

"Me reconectei com a minha adolescência", diz Selton. "Foi uma época muito rica, de grandes aprendizados. Trabalhei com dubladores como Newton da Matta, que fazia a voz de Dustin Hoffman, e Mário Monjardim, que fazia a voz do Salsicha, do Pernalonga, de Gene Wilder. Eles foram fundamentais na minha formação. Era isso, eu só tinha a voz para me expressar. Isso me deu uma bagagem muito grande para carreira de ator".

Selton, porém, ressalta uma diferença da atividade de dublador para a atuação numa audiossérie: "Agora eu não preciso correr atrás de uma boca, do sincronismo [com o movimento labial do ator]. Quando você está atuando com a voz, é você quem dita o tempo do personagem."

O fato de ter um protagonista cego, ou seja, que percebe o mundo sobretudo pela audição, é usado por "França e o Labirinto" como um jogo de linguagem. Há uma identificação, portanto, entre o personagem e o público, que também não pode dispor de imagens para acompanhar a narrativa.

"Você vive a série pelo ponto de vista do França. É muito rico", aponta o ator.

Primeira produção do Spotify 100% brasileira, "França e o Labirinto" está desde sua estreia, no dia 29 de agosto, no topo da lista dos podcasts mais ouvidos do Brasil. A audiossérie é uma criação de Alexandre Ottoni e Deive Pazos, a dupla da série Jovem Nerd.

Selton Mello com Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do Jovem Nerd
Selton Mello com Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do Jovem Nerd - Bruno di Torino/Divulgação

Ottoni e Pazos convocaram Lucas Radaelli, deficiente visual, como consultor da série. A construção do personagem explora o fato de França ser cego, como ao mostrar sua capacidade dedutiva a partir da audição e do olfato. Mas também busca referências no universo clássico de detetives da ficção.

"A gente cresce lendo e vendo esses personagens. Lembro do Mandrake, do Rubem Fonseca. Na TV e no cinema tem personagens de Bruce Willis, Humphrey Bogart… Lembro de [Raymond] Chandler na literatura", lista Selton.

"São sempre personagens misteriosos, com a vida meio ruim, uma mitologia muito legal com a qual eu nunca tinha trabalhado. Quando surgiu essa oportunidade, achei muito bom fazer um detetive brasileiro cego, que não é um superhero, que é sagaz, um cara que as pessoas admiram mas ao mesmo tempo é meio maldito, que tem um humor, um sarcasmo que faz com que você cole nele."

Selton explica que o humor do personagem foi uma de suas maiores contribuições ao roteiro. "Estava tudo muito bem escrito, muito bem bolado, mas o humor não tinha tanto", lembra o ator.

"Eu pensei que tinha que ser algo mais Dr. House, falar umas coisas loucas. Isso foi muito saudável para a série. Já tem muita coisa tensa ali, e por ser uma experiência imersiva, você tem episódios perturbadores. O humor ajuda a equilibrar."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.