Descrição de chapéu Obituário A.S. Byatt (1936 - 2023)

Morre A.S. Byatt, escritora de 'Possessão' e crítica literária, aos 87 anos

Autora conciliou vida acadêmica com produção literária que rendeu um Booker Prize e o título de dama da Ordem do Império Britânico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A escritora e crítica literária A.S. Byatt morreu aos 87 anos. A notícia foi compartilhada por sua editora, a Chatto & Windus, selo do grupo Penguin, nesta sexta-feira (17).

"Estamos profundamente tristes ao anunciar a morte de Antonia Byatt, uma das mais importantes escritoras e críticas do nosso tempo", escreveu a editora. "Ela morreu em paz em casa, cercada por familiares próximos. Uma garota de Sheffield com uma forte sensibilidade europeia, Antonia tinha uma mente extraordinária que produziu uma visão criativa única."

A escritora A.S. Byatt - Ozier Muhammad/The New York Times

Byatt ganhou o Booker Prize em 1990 por "Possessão", livro sobre dois jovens pesquisadores que investigam um caso de amor secreto entre dois poetas vitorianos. O livro foi um sucesso de vendas e foi adaptado para o cinema em 2002, nas mãos do diretor Neil LaBute.

Ela é autora de outros dez romances, além de seis coletâneas de contos e uma carreira paralela como crítica. Em 1991, se definiu, em entrevista ao jornal americano The New York Times como uma romancista que, por acaso, é muito boa academicamente.

"Ao longo de sua carreira, ela [Byatt] teve uma capacidade infalível de fazer perguntas diretas e perscrutadoras", diz o comunicado da editora.

"Seus romances demonstraram um profundo envolvimento com a história e a consciência histórica —e uma compreensão das tradições em que escreveu— seja conto popular ou romance. E se sua ficção oferecia um reino imaginativo de ideias, também era calorosa, envolvente e repleta de personagens inesquecíveis."

Byatt nasceu em 1936 e cresceu em Sheffiend e York. Estudou inglês em Cambridge, em Bryn Mawr College (na Filadélfia) e na universidade de Oxford. Em 1962, começou a lecionar na University College London.

Em 1999, recebeu o título de dama da Ordem do Império Britânico, que reconhece contribuições para as artes e ciências.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.